Resistência e ditadura: professora da UFMG aborda luta contra regime militar do Brasil em aula aberta

Atividade tem entrada gratuita e ocorre no Espaço do Conhecimento UFMG

A exposição Energia em Movimento, em cartaz no Espaço do Conhecimento UFMG, revela como diversos termos podem ser entendidos das mais variadas formas. Com a palavra resistência, não é diferente. Ela se refere a um conceito da física, mas também pode denotar uma ação política. No próximo sábado, dia 14 de setembro, às 15h, a Aula Aberta Energia em movimentos históricos: resistências durante a ditadura militar brasileira analisa a dinâmica de crescimento e diminuição do autoritarismo ao longo do regime. O evento é gratuito e aberto a todos os públicos, com a duração de uma hora e meia. Para participar, basta retirar uma senha na recepção do museu.

Quem ministrará a atividade será a professora Miriam Hermeto, do Departamento de História da UFMG, juntamente com a equipe do Laboratório de História do Tempo Presente da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich). Os participantes debaterão a questão do autoritarismo em relação com processos e movimentos de resistência social aos governos militares. A discussão ainda tomará como contraponto algumas interpretações contemporâneas de que não houve ditadura, no Brasil, na segunda metade do século 20.

A programação do Espaço do Conhecimento ainda conta com outras atrações para todas as idades. Oficinas, contações de histórias e percursos pelas exposições prometem agitar o mês de setembro. Para mais informações, acesse o site e confira as redes sociais.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. A programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH, do Instituto Unimed-BH e da Petrobras.

Serviço:

Aula Aberta - Energia em movimentos históricos: resistências durante a ditadura militar brasileira

Data: 14 de setembro

Classificação: a partir de 10 anos

Local: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700, Funcionários, Belo Horizonte)

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

www.espacodoconhecimento.org.br