Resultados de pesquisas sobre controle de infecção por bactérias são apresentados na UFMG

Entre os dias 21 e 23 de agosto, cientistas brasileiros e franceses se encontram no Auditório 102 do Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD 2) da UFMG, campus Pampulha. O objetivo da reunião é apresentar e analisar o progresso alcançado e os próximos passos das pesquisas do projeto Bactéria-Inflamação, o Bact-Inflam, que busca relacionar a ciência básica e a ciência aplicada no controle de infecções. Aberto a interessados, o encontro acontece das 9h às 17h. As inscrições ainda podem ser feitas pelo site do evento.

Realizado a partir da colaboração entre o Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica (INRA) e o Laboratório Internacional Associado (LIA), do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, o Bact-Inflam foi oficialmente inaugurado em 2018, junto com o LIA ICB, primeiro laboratório internacional instalado em um país sul-americano.

Os estudos do Bact-Inflam

Na prática, o Bact-Inflam investiga o poder anti-inflamatório do DNA extraído de algumas bactérias específicas com a intensão de desenvolver vacinas e outros tratamentos de doenças intestinais a partir de genes específicos identificados nas pesquisas do LIA. Dessa forma, os pesquisadores do Brasil e da França têm obtido conhecimento importante para a saúde humana e animal.

Neste primeiro ano de estudos, além de várias outras, duas pesquisas já se destacam: a que desenvolve um alimento funcional probiótico para controle da mucosite, que é uma doença inflamatória muito comum em pacientes em tratamento quimioterápico; e outra que avalia um novo tratamento para a colite ulcerativa, mais comum na Europa, mas que tem aumentado no Brasil.

Mais informações no site do evento.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG

www.icb.ufmg.br