Retrospectiva 2020: UFMG destacou-se em ranking de universidades

Pela primeira vez, a UFMG passou a integrar o primeiro quartil de classificação do Emerging Economies University Rankings, produzido pela revista britânica Times Higher Education (THE). O levantamento, divulgado em 19 de fevereiro, trazia a Universidade no grupo dos 25% melhores entre todas as instituições listadas na avaliação. Um A UFMG foi uma federal brasileira mais bem posicionada na classificação.

Ainda em fevereiro, a Universidade organizou mais uma edição do Festival de Verão e recebeu nova leva de calouros nos campi Pampulha e Montes Claros para os procedimentos relacionados ao registro acadêmico. Na série sobre autonomia universitária, um dos destaques foi uma reportagem sobre os percalços enfrentados pela autonomiaem várias partes do mundo.

Março foi marcado pelas primeiras medidas de contenção da pandemia

A epidemia de covid-19 alastrou-se rapidamente pelo planeta e, em março, foi declarada pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS) – àquela altura casos da doença já foram registrados em todos os continentes.

Na UFMG, como primeiras medidas para evitar a propagação da nova coronavírus foram estabelecidas naquele mês, como a suspensão de aulas presenciais, a criação de comitê permanente de enfrentamento da crise e adoção de medidas para mitigar seus impactos sociais, como a oferta deauxílio emergencial para estudantes assistidos.

Ainda em março, começava a articulação que resultou na criação da rede de laboratórios que suporte oferece ao governo de Minas na testagem da covid-19.

Em abril, hospitais receberam primeiros produtos adquiridos com doações

O Hospital das Clínicas da UFMG, o Hospital Risoleta Neves e a UPA Centro Sul, especializados no atendimento aos pacientes com o novo coronavírus, começaram a receberna primeira semana de abril, insumos e equipamentos comprados com recursos pela campanha de financiamento coletivo Colabore Hospitais, lançadas em março.

Ainda no mês de abril, a UFMG e o Senai se uniram para produzir álcool em gel e escudos faciais para hospitais, e pesquisadores da Universidade publicaram projeções sobre os impactos da doença nenhum sistema de saúde. Na frente de apoio à comunidade acadêmica, pesquisadores que estavam no exterior receberam orientação da Universidade.

Retrospectiva 2020

O Portal UFMG deu início, no dia 22 de dezembro, a uma retrospectiva do ano 2020 na Universidade por meio de republicações de reportagens, vídeos e conteúdos sonoros produzidos ao longo do período pelas equipes da Agência de Notícias, da TV UFMG e da Rádio UFMG Educativa e compartilhados nas redes sociais oficiais. O material será publicado na seção Retrospectiva 2020, hospedada no ambiente de notícias da página da UFMG.

A Retrospectiva 2020 será apresentada em ordem cronológica, com quatro conteúdos representativos de cada mês republicados a cada dia. O principal destaque do mês de janeiro de 2020, que abriu a retrospectiva, foi a série Autonomia universitária, que discutiu aspectos vários aspectos desse princípio fundamental da vida acadêmica e administrativa das instituições de ensino superior. A previsão para o término da retrospectiva é dia 8 de janeiro.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG