Retrospectiva 2020 UFMG: força-tarefa criada em maio combate desinformação sobre a pandemia

Até aquele mês, a UFMG tinha registrado três pedidos de patente relacionados ao esforço contra um covid-19

Além de produzir pesquisas em diversas frentes e desenvolver ações de orientação à população, sempre no esforço de enfrentamento do covid-19, a UFMG também criou projeto de combate à desinformação relacionada à pandemia. Criada em maio, a Força-Tarefa Amerek, que oferece informações confiáveis e compreensíveis para o público em geral, tem participação de pesquisadores e profissionais de comunicação de diversas instituições brasileiras e de países como a Itália.

O Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh divulga, também mês, sua plataforma virtual de atendimento inicial sobre o covid-19; virologistas encontraram o genoma da coronavírus em locais públicos de Belo Horizonte, e o combate à pandemia gerado, até maio, três depósitos de pedidos de patentepor parte da UFMG.

Em junho, UFMG definiu diretrizes para regime remoto emergencial

Durante a sessão realizada no dia 25 de junho, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) definiu diretrizes para o retorno das atividades acadêmicas na UFMG de forma remota emergencial, em virtude da pandemia de covid-19. Ficou estabelecido, então, que os programas de pós-graduação stricto sensu e lato sensu tiveram suas atividades reiniciadas em 1º de julho – com respeito às necessidades e contingências de cada curso e do corpo discente – e que os cursos de graduação retornaram a partir de 3 de agosto.

Ainda em junho, a Universidade passou a coordenar uma rede interinstitucional de laboratórios dedicados ao diagnóstico do covid-19, e pesquisadores do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) anunciam a identificação de 25 novos aglomerados estelares.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG