Revista da Faculdade de Direito da UFMG completa 125 anos

Passado, presente e futuro da pesquisa acadêmica serão celebrados e debatidos em evento em setembro

A Revista da Faculdade de Direito da UFMG está completando 125 anos de existência e vai celebrar o marco com um grande evento gratuito, aberto ao público, de 2 a 5 de setembro. A Comemoração dos 125 anos da Revista da Faculdade de Direito da UFMG reunirá uma ampla programação sobre pesquisa em Direito e publicação em periódicos, contando com a presença do diretor e da vice-diretora da Faculdade de Direito, bem como dos editores-chefes e diretores de ensino e pesquisa envolvidos na realização da proposta.

O evento acontecerá na Sala da Congregação da Faculdade. A participação deve ser garantida por meio de inscrição prévia em um formulário que será disponibilizado nas redes sociais no dia 19 de agosto. Outras informações pela página do Facebook.

Comemoração e integração científica
Para Sofia Neto Oliveira, assistente-editorial da Revista da Faculdade de Direito da UFMG, “os periódicos jurídicos são fundamentais à Academia, sendo um meio de ampla divulgação e sistematização de conhecimentos necessários aos graduandos, pós-graduandos e profissionais em geral da área do Direito”. A valorização de suas potencialidades é o principal objetivo do evento, que busca “expor a história e a relevância dos periódicos participantes e, além disso, discutir questões relevantes à estrutura de publicação e avaliação de artigos”, complementa a assistente-editorial Luísa Côrtes Grego.

A celebração é uma iniciativa de promoção da história da Revista e dos outros periódicos que atuam na Faculdade de Direito, sendo organizada em conjunto com a Revista Brasileira de Estudos Políticos (RBEP), a Revista Brasileira de Prática Jurídica (RBPJ), a Revista do Centro Acadêmico Afonso Pena, a Revista de Ciências do Estado (Revice), o Centro Acadêmico Afonso Pena (Caap) e o Centro Acadêmico de Ciências do Estado (Cace).

Além de marcar a data especial, o evento representa uma primeira aproximação entre os periódicos organizadores e os centros acadêmicos. É uma primeira cooperação que visa abrir possibilidades de gerar propostas conjuntas de valorização dos periódicos e de formação científica do alunato, com intenção de levar à periodicidade de um evento unificado com tal propósito.

Programação
O início do evento trará um painel dedicado à abordagem histórica da Revista da Faculdade de Direito e da sua importância para a Universidade. Na sequência, RBEP, RBPJ, Revice e Revista do Caap apresentarão painéis temáticos sobre o escopo de publicação dos respectivos periódicos e à trajetória histórica de cada um.

Acompanhando os cinco painéis, a comemoração contará com atividades de formação científica - os Seminários Metodológicos - desenvolvidas com o intuito de propiciar um espaço de discussão sobre metodologias de pesquisa e publicação acadêmica, sobretudo para os alunos de graduação. Serão três seminários dedicados à discussão sobre busca e utilização de fontes de pesquisa, qualificação de periódicos e orientações de publicação, e modelos de pesquisa heterodoxa.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG