Revista da UFMG divulga chamada para artigos com o tema alimentação

O Conselho Editorial da Revista da UFMG comunica que está aberta a submissão de contribuições para a 29ª edição do periódico, que tem como tema central Alimentação: comida, ciência e arte. Os interessados podem submeter seus textos, exclusivamente pelo site da revista, até o dia 30 de julho. Este número tem como editores convidados os professores Fabiana de Menezes Soares (UFMG), José Antônio Gontijo (Unicamp) e Sérgio Schneider (UFRGS).

São aceitos artigos, ensaios, comentários, notas, resenhas e entrevistas, que serão avaliados por pareceristas indicados pela comissão editorial. Este número da Revista da UFMG receberá contribuições sobre as seguintes questões: 1. Repercussões históricas, culturais, artísticas, econômicas, jurídicas e sociais do alimento; 2. Repercussões da alimentação e dietas sobre a saúde e a doença e 3. Meios de produção, expansão do cultivo, sustentabilidade, uso da água, seus riscos, limites e possibilidades.

No texto de apresentação da chamada, os editores da publicação lembram que a questão alimentar “não se resume à luta dos humanos contra a natureza para fazer frente às carências e necessidades biológicas”. O avanço tecnológico permitiu, de acordo com o texto, o trânsito e o acesso aos mais diversos alimentos e, ao mesmo tempo, desenvolveu inovações que asseguram grande disponibilidade. Porém, a questão alimentar atual é também uma questão de produção e oferta de alimentos com impactos sobre a saúde pública, o meio ambiente e os recursos naturais.

Ainda segundo os editores da Revista da UFMG, o sistema alimentar em vigor não atende às condições de segurança alimentar e da sustentabilidade: “Se continuarmos nesse diapasão, em poucos anos, esgotaremos os recursos naturais, que são a base da produção alimentar  o que intensificará problemas de saúde pública, sobretudo por ingestão de alimentos de baixo valor nutricional que trazem consequências para a saúde pública e provocam desigualdades mais atrozes. Nosso sistema alimentar impacta o solo, a água e a biodiversidade e não é capaz de gerar mais segurança alimentar para a humanidade."

Normas para publicação

Os artigos, ensaios e entrevistas devem ter no mínimo 15 e no máximo 25 páginas, incluindo tabelas, mapas, gráficos e outras imagens e informações não textuais. Comentários, notas e resenhas não podem ultrapassar 10 páginas. São aceitos trabalhos em português, inglês, francês e espanhol. As normas para publicação podem ser conferidas no site.

Acesse as chamadas em inglês, português e espanhol.

Sobre a revista

A Revista da UFMG é uma publicação quadrimestral da Universidade Federal de Minas Gerais e tem como objetivo principal abordar temáticas específicas, numa perspectiva interdisciplinar, com a possibilidade de divulgar também resultados de pesquisas e de produções teóricas e artísticas diversas, nos formatos de artigos, resenhas, ensaios, textos literários e imagens.

Criada em 1929 com o nome de Revista da Universidade de Minas Gerais, a publicação recebeu seu nome atual em 1965. O periódico publica originais de autores que submetem trabalhos em resposta a chamadas temáticas bem como de autores convidados. As contribuições são avaliadas por pareceristas ad hoc, por meio de revisão às cegas, reservando-se o direito da revista de propor modificações com a finalidade de adequar os artigos e demais trabalhos aos seus padrões editoriais.

A publicação tem todas as suas edições inseridas no Portal de Periódicos.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG