Revista Interfaces, da UFMG, mostra a força da extensão no contexto de restrições orçamentárias e covid-19

Novo número da revista de extensão da UFMG apresenta iniciativas que combatem a pandemia e resistem às restrições orçamentárias

O novo número da Interfaces (v. 10 n. 1, 2022), a revista de Extensão da UFMG, traz artigos e relatos de experiência sobre atividades extensionistas de diversas áreas, universidades e regiões brasileiras, com destaque ao papel desempenhado pela extensão universitária no contexto de restrições orçamentárias e de pandemia de covid-19.

O editorial da publicação alude aos cortes e aos bloqueios orçamentários sucessivos que têm impactado o desenvolvimento das atividades das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas, como os cortes sofridos no orçamento da UFMG em 2022.

“Outro elemento chave nesse projeto de desmonte das IES públicas tem sido as investidas contra a autonomia universitária, garantida pela Constituição de 1988”, escreve, no editorial, o editor-chefe Leandro Diniz.

O texto do editorial destaca a excelência das universidades públicas na formação de profissionais qualificados, o protagonismo delas na pesquisa científica e inovação no país, o reconhecimento pelos rankings internacionais e o papel desempenhado pela extensão, que, em articulação com o ensino e a pesquisa, combate a crise provocada pela pandemia.

“Capilarizando-se em diferentes pontos do território brasileiro, por meio de uma grande diversidade de programas, projetos e ações no campo da extensão, as IES públicas têm, cada vez mais, trabalhado para a garantia do direito à saúde, à educação e a muitos outros, para a promoção da diversidade, da justiça social e da democracia, para a proteção dos ecossistemas, entre tantas outras linhas de atuação”, diz o editorial.

Tecnologia, cultura e saúde

Uma das experiências extensionistas apresentadas é o Programa Sabará for Women (PS4W), desenvolvido pelo campus Sabará do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). A iniciativa oferece aulas de robótica e programação de computadores a alunas das escolas públicas da cidade e formou, em seu primeiro ano de atividade, mais de 80 estudantes mulheres da rede de ensino do município.

A revista também aborda a reinvenção do projeto Chá com Drama: discussão e leitura dramática de textos teatrais, do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Em função da pandemia, o projeto foi impedido de atuar presencialmente e tomou outros rumos com a criação de uma radionovela, que utiliza as plataformas digitais e voz e leitura dramática.

Já o artigo da equipe do Projeto Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva (Pefepi), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), enfoca as experiências com as lutas brasileiras – utilizadas como uma estratégia pedagógica – e reflete sobre a valorização das manifestações culturais brasileiras numa perspectiva inclusiva e antirracista.

Na área da saúde, a revista de extensão da UFMG trouxe relato de experiência do Projeto Pronto Sorriso (PPS), vinculado à Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e à Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC). A iniciativa lança mão da palhaçoterapia de hospital como ação em saúde para alcançar pacientes oncológicos da cidade de Mossoró/RN.

Todos os textos do novo número da Revista Interfaces podem ser lidos, na íntegra, nas versões em português ou em espanhol.

Sobre a publicação

A Interfaces é um periódico vinculado à Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UFMG. A revista visa contribuir com análises e reflexões sobre os fundamentos, os conceitos, as experiências extensionistas e suas repercussões, nos contextos nacional e internacional, buscando fortalecer o diálogo universidade com a sociedade e os processos de formação acadêmica e cidadã.

A periodicidade é semestral e os números são publicados na página eletrônica da Revista.

Professores, estudantes e servidores técnico-administrativos do Brasil e do exterior envolvidos em pesquisas, projetos e atividades extensionistas podem submeter seus textos para publicação. Nesta página, os interessados encontrarão as instruções e normas de submissão.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG