Roda de conversa no Espaço do Conhecimento UFMG integra 11ª Primavera dos Museus

A música rememora a realidade atividade debate contexto social do surgimento do Clube da Esquina na Primavera dos Museus

Há cerca de 50 anos, a capital mineira emergiu como cenário de novos rumos para a música popular. Milton Nascimento reuniu jovens artistas em torno de um movimento que ganharia o nome de Clube da Esquina. O período social da década de 1970, marcado pela ditadura e a censura, será debatido na Roda de Conversa: Música e Contexto, no próximo domingo, dia 24 de setembro, às 15h. A participação é gratuita, tem classificação etária a partir de 14 anos e é necessário retirar senha na recepção. O Espaço do Conhecimento fica na Praça da Liberdade, 700, Funcionários. Mais informações pelo telefone (31) 3409-8350.

A atividade faz parte da programação especial do Espaço do Conhecimento UFMG para 11ª Primavera dos Museus, que neste ano tem como tema Museus e Suas Memórias e acontece de 18 a 24 de setembro. Na roda de conversa, o turbulento contexto político e social, em que a cultura despontou como terreno propício para resistência, será abordado a partir de letras de músicas do Clube da Esquina.

Os mediadores e participantes debaterão como é possível perceber, nas composições, uma reflexão sobre o momento político no qual o país estava inserido. A oficina tem duração estimada de uma hora e meia, com classificação indicativa de 14 anos. A participação é gratuita.

O Espaço do Conhecimento UFMG participa da 11ª Primavera dos Museus com exposições, oficinas, debates e sessões no Planetário. O evento ocorre anualmente, quando museus brasileiros, convidados pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), desenvolvem uma programação especial.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

(31) 3409-8352 / 9 7142-3287

www.espacodoconhecimento.org.br