Sábado com Libras: Espaço do Conhecimento UFMG promove aula básica de Língua de Sinais Americana

Atividade ocorre no dia 18 de novembro, às 10h; participação é gratuita

São muitas as línguas de sinais pelo mundo: vários países desenvolveram suas próprias formas de comunicação entre surdos ao longo dos últimos anos. Não há um idioma universal para essa comunidade, mas a Língua de Sinais Americana (ASL) é dominante, sendo usada por cerca de dois milhões de pessoas somente nos Estados Unidos.

No próximo Sábado com Libras: Língua de Sinais Americana, os participantes aprenderão o básico desse idioma, que pode ser usado para comunicação entre surdos em vários locais, como Canadá, México, Filipinas, Hong-Kong, Porto Rico, Nígeria, entre outros. A oficina acontece no dia 18 de novembro, às 10h. A participação é gratuita, mas é preciso se inscrever pelo e-mail libras.conhecimento@gmail.com. A classificação indicativa é de 12 anos. O Espaço do Conhecimento UFMG fica na Praça da Liberdade, 700, Funcionários. Mais informações pelo telefone (31) 3409-8350

A atividade será ministrada por Ivonne Azevedo Makhoul, graduada em Comunicação de surdocego pela Gallaudet University, nos Estados Unidos. Ela foi selecionada na Chamada de Proposta para Oficinas do Sábado com Libras, lançada pelo Espaço com intuito de buscar alternativas de acessibilidade junto à comunidade externa.

O Sábado com Libras atrai um público diversificado, com diferentes interesses e formações. Astronomia e expressões artísticas variadas são temas trabalhados nas oficinas, que têm como público pessoas que se comunicam em Libras.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.

Serviço:

Sábado com Libras: ASL – Língua de Sinais Americana