Saberes tradicionais de cura é tema do evento 'Mulheres na Ciência', da Fundep UFMG

Edição especial comemora um ano do projeto e promove diálogo sobre saúde, cura, tradição e ciência

Para celebrar o primeiro aniversário do projeto Mulheres na Ciência e promover o diálogo entre os saberes tradicionais e as pesquisas científicas, a Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) e o State Innovation Center realizam, no dia 5 de agosto, às 15h, a oitava edição do encontro. O evento, gratuito e aberto ao público, será transmitido no canal da Fundep no Youtube. As inscrições podem ser realizadas por meio da plataforma Sympla

Com o tema Saberes que curam, esta edição do Mulheres na Ciência reunirá mulheres que compartilham com suas comunidades de origem os conhecimentos tradicionais para o tratamento da saúde física e mental.

Plantas medicinais

O uso de plantas medicinais e a realização de rituais de cura fazem parte da vida humana desde as mais antigas civilizações. No Brasil, a prática está no cotidiano e nos lares das pessoas, influenciados pelas raízes indígenas, negras, camponesas e de outras culturas. O uso de plantas medicinais e fitoterápicos, por exemplo, figura na Política de Práticas Integrativas e Complementares do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para discutir esse tema, participam da roda:

Carminda Monzilar, integrante do conselho de saúde da comunidade Umutina e do movimento das mulheres indígenas do Mato Grosso; Cássia Cristina da Silva, professora no Programa de Formação Transversal em Saberes Tradicionais da UFMG e líder comunitária no quilombo e candomblé Manzo Ngunzo Kaiango (Belo Horizonte); Juliana Mendes, doutora em Ciências Farmacêuticas pela UFMG; e Noemi Margarida Krefta, militante do movimento de mulheres camponesas de Santa Catarina. A mediação será feita por Leonice Aparecida de Fátima Alves Pereira Mourad, professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O projeto

Com oito edições realizadas, o projeto Mulheres na Ciência é promovido há um ano pela Fundep, em parceria com o State Innovation Center.

O objetivo do projeto é popularizar o acesso à produção científica de mulheres e discutir as questões relacionadas às condições de produção que afetam o gênero em âmbito científico, promovendo diálogo constante e troca de informações entre as participantes sobre a realização de projetos de impacto à sociedade.

Os encontros do projeto, realizados com a periodicidade bimestral, trouxeram os temas Saúde e Biotecnologia, Divulgação Científica, Pesquisadoras do Projeto Brumadinho, Pesquisadoras LBTs, Pesquisadoras negras, Pesquisadoras e Empreendedoras e Pesquisadoras e Mães, com participantes de universidades de todo o país, startups e iniciativas como o projeto Parent in Science e Escalab UFMG.

Entre os impactos e resultados gerados pela comunidade, estão a participação do grupo na She’s Tech Conference, maior evento de mulheres na tecnologia do país. A iniciativa tem o apoio do BiotechTown, hub de inovação criado exclusivamente para o desenvolvimento de empresas, produtos e negócios nas áreas de Biotecnologia e Ciências da Vida.

Mais informações podem ser obtidas no site da Fundep

Serviço:

Live Mulheres na Ciência #8 | Saberes que curam

Data: 5 de agosto de 2022

Evento on-line pelo canal da Fundep no YouTube

Inscrições disponíveis até o dia do evento

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Comunicação da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep)

Live 'Mulheres na Ciência #8 | Saberes que curam'

5 de agosto de 2022