Sambista mineira lança seu primeiro CD no Centro Cultural UFMG

Na próxima sexta-feira, dia 20 de outubro de 2017, às 20h, o Centro Cultural UFMG recebe Dona Eliza para o lançamento do seu primeiro CD “Diploma da Vida”. Entrada franca. O Centro Cultural UFMG fica na Praça da Estação, na Av. Santos Dumont, 174, esquina com Rua da Bahia. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-8290 ou pelo site do Centro.

O disco contempla os 50 anos de carreira da cantora e compositora Dona Eliza. “Diploma da vida”, primeiro álbum da sambista, reúne 12 faixas com composições próprias que valorizam o samba mineiro como patrimônio histórico cultural.

“E em matéria de samba Minas Gerais é puro ouro. Sendo assim, salve o samba mineiro diplomado para vocês e para a história através das mãos de uma de suas sambistas, Dona Eliza, em Diploma da Vida.” Parte do texto do encarte do CD.

Acompanhada pelos amigos músicos Beto Sete Cordas (violão), Alexx Moreira (cavaco), Ed Nunes, Adrianinho da Cuíca, Alexandre Cruz e Kaká na percussão e o trio As Filhas da Mãe, a noite ainda conta com a participação de grandes sambistas como Dona Jandira, Lucinha Bosco, Pirulito da Vila, Alexandre Rezende e Ronaldo Coisa Nossa.

Dona Eliza

Natural de Águas Formosas, Minas Gerais, desde menina cantava em festas escolares e aniversários. Já adolescente, quando começou a compor, interpretava suas músicas e de seus ídolos em rodas de amigos. Morou no Rio de Janeiro por um período e depois veio fazer residência na capital mineira onde está até hoje. Mulher e negra, não teve um início muito fácil, mas a vida logo a fez virar guerreira para assim poder seguir em frente defendendo a bandeira do samba mineiro. Foi membro da Velha Guarda do Samba de Belo Horizonte por 11 anos e participante ativa do carnaval da capital. Possui mais de 500 composições e vários títulos em concursos: 1980 – Melhor intérprete na Casa de Shows Guarani | 2002 – Vencedora em duas modalidades com os sambas “Bahia ou Santa Folia e Sem Fantasia” no 1° Concurso de Músicas Carnavalescas de Santa Luzia | 2006 – Compôs “Itaúna Cidade Educativa” para a Escola de Samba Inconfidência Mineira | 2010 – Vencedora do concurso de samba-enredo da Escola de Samba Cidade Jardim com o samba “50 anos de Brasília e sua criação” | 2014 – Vencedora do concurso samba-enredo da Escola de Samba Acadêmicos de Venda Nova, música usada pela escola de samba no carnaval de 2015. Dona Eliza construiu uma carreira junto à história do samba mineiro. Atualmente atua como cantora no cenário do samba mineiro e nacional.

“Componho todos os estilos de samba, porque ele faz parte da minha raiz, do meu povo, que sempre gostou dos batuques e dos sambas de roda. Falo da vida, do amor, da alegria, da raça negra, dos meus antepassados.”- Dona Eliza

Repertório:

1 – Saudação ao povo de Angola (O cantar da sereia)

2 – Saravá com véio Zuza

3 – Obrigado bom Deus

4 – Quero tocar o meu tamborim

5 – Encare a vida

6 – Povo negro raça zumbi

7 – Diploma da vida

8 – Fogo cruzado

9 – Rufar dos tambores

10 – Samba na maior idade