Segurança pública é o tema da próxima edição do UFMG Talks em casa

Na próxima terça-feira, programa recebe os professores José Luiz Quadros e Ludmila Ribeiro para uma conversa sobre segurança, aumento do encarcer

Aumento da violência doméstica e a necessidade de fechar estabelecimentos comerciais e impedir a circulação de pessoas em todos os lugares. Esses são alguns tópicos que a pandemia do novo coronavírus adicionou ao já instigante tema da segurança pública. No próximo UFMG Talks em casa, Ludmila Ribeiro, da Sociologia, e José Luiz Quadros, do Direito, ambos professores e pesquisadores da UFMG, refletem sobre o papel das forças de segurança e os desafios enfrentados pelos policiais durante a fase de isolamento social. O programa ainda vai debater sobre o aumento do encarceramento e a produção de estudos para auxiliar a proposição de políticas públicas.

O UFMG Talks em casa sobre segurança pública acontece na próxima terça-feira, 6 de outubro, a partir das 19h, com transmissão ao vivo no canal da TV UFMG no YouTube e na página da UFMG no Facebook. Após a apresentação, os convidados responderão a perguntas enviadas pelos internautas.

Convidados desta edição

Professora do Departamento de Sociologia da UFMG, Ludmila Ribeiro é pesquisadora do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP) e já coordenou diversas pesquisas sobre homicídios, políticas de segurança pública, padrões de policiamento e justiça criminal, financiadas por organismos nacionais e internacionais. Possui graduação em Direito (2002) pela UFMG e em Administração Pública (2001) pela Fundação João Pinheiro, onde também cursou o mestrado (2003), e concluiu o doutorado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ (2009). Foi pesquisadora visitante na University of Florida (2007/2008), na University of Groningen (2010) e na Texas State University (2019/2020). Suas principais publicações estão relacionadas ao funcionamento do sistema de justiça criminal; policiamento comunitário e políticas de segurança pública.

Professor do Departamento de Direito Público da UFMG, José Luiz Quadros tem experiência em Direito Constitucional, Internacional, Teoria do Estado e da Constituição, atuando principalmente nos seguintes temas: plurinacionalidade, diversidade, democracia, federalismo, direitos humanos, poder, ideologia e constituição. É graduado em Língua e Literatura Francesa pela Universidade Nancy II (1983), na França, e em Direito (1986) pela UFMG, onde também concluiu mestrado (1991) e doutorado (1996). Foi Procurador Geral da UFMG e Presidente do Colégio de Procuradores Gerais das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil. Foi Presidente da Rede Internacional para um constitucionalismo democrático na América Latina e professor visitante em várias universidades como na Universidad Libre de Bogotá, na Colômbia, na Universidad de Buenos Aires, na Argentina), na Universidad de Habana, em Cuba e na Universidad Nacional Autónoma de México. É também professor titular no curso de Direito da PUC Minas.

Sobre o UFMG Talks

Da arte à física quântica. Das manifestações culturais à neurociência. Dos estudos sobre criminalidade à inteligência artificial. Esses temas e outros ganham visibilidade no UFMG Talks, espaço aberto e democrático para discutir a ciência e as pesquisas realizadas na UFMG que contribuem para o desenvolvimento da sociedade, não apenas sob o ponto de vista econômico, mas, principalmente, da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida.

Uma vez por semana, toda quinta-feira, às 19h, pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais apresentam suas pesquisas em um diálogo acessível que aproxime o público das principais discussões científicas.

O UFMG Talks é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPq) em parceria com o Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG e conta com o apoio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

Serviço:

UFMG Talks em casa - Segurança pública: do Estado Moderno à pandemia da covid-19

Data: 6 de outubro

Convidados: Ludmila Ribeiro e José Luiz Quadros

Transmissão on-line pelo canal da TV UFMG no YouTube (youtube.com/tvufmg) e UFMG no Facebook (fb.com/ufmgbr).

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG