Semana da Enfermagem UFMG 2019 discute práticas com equidade

Evento acontecerá no Campus Saúde entre os dias 13 e 16 de maio

Entre os dias 13 e 16 de maio, a partir das 9h, o Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh, em parceria com a Escola de Enfermagem da UFMG, receberá a 29ª Semana de Enfermagem do Campus Saúde UFMG. Com o tema central Os desafios da enfermagem para a prática com equidade, o objetivo é melhorar a qualidade assistencial e as relações de trabalho dentro do hospital por meio de debates, trocas de experiências e momentos de descontração.

As atividades não requerem inscrição prévia e haverá emissão de certificado. Minicursos com vagas esgotadas.

O evento terá início no dia 13 de maio, às 9h, no Auditório do Centro de Atividades Didáticas (Cad), no 1º andar, com a palestra Assédio Moral: conscientizar é preciso, que explicará a maneira adequada de gerenciar relacionamentos e como evitar o assédio moral no trabalho. A abertura solene acontecerá no dia 14 de maio, às 9h, no mesmo local, seguida pela conferência inicial Os desafios da enfermagem para a prática com equidade, que será ministrada pela professora Márcia dos Santos Pereira, da Escola de Enfermagem.

A fim de enfatizar o dever de valorização dos profissionais da área, a Semana da Enfermagem promete temas em harmonia com as metas da campanha Nursing Now Brasil, lançada no último dia 24 de abril. O Nursing Now é uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN) já adotada por mais de 30 países, que visa o reconhecimento das contribuições desse ofício no campo da saúde.

“A Semana de Enfermagem é o momento para refletirmos sobre as contribuições da enfermagem e valorizarmos mais nosso trabalho”, afirmou a enfermeira do HC-UFMG e coordenadora do evento, Taís Oliveira Gomes. A programação segue até o dia 16 de maio.

Comemoração
A Semana de Enfermagem do Campus Saúde UFMG aproveita as celebrações e discussões da Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn), que comemora sua 78ª edição este ano. A SBEn acontece anualmente no período de 12 a 20 de maio, ambas datas muito significativas. Em 12 de maio de 1830 nasceu Florence Nightingale, considerada a criadora da enfermagem moderna, enquanto no dia 20 de maio de 1880 faleceu Anna Nery, enfermeira pioneira no Brasil.

Todos os anos, a SBEn se organiza em torno de um assunto específico. O tema deste ano é “As boas práticas de enfermagem e a construção de uma sociedade democrática” e o evento busca divulgar o papel da enfermagem na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e ética.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais, impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas por atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, por apoiar a formação de novos profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a sua natureza educacional, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas UFMG