Semana das Crianças no Espaço do Conhecimento UFMG tem planetário, observação do céu, brincadeiras e oficinas

Programação acontece de 12 a 20 de outubro; apenas entrada no Planetário é paga

A Semana das Crianças já tem endereço certo em Belo Horizonte: o Espaço do Conhecimento UFMG. De 12 a 20 de outubro, o museu promove uma programação especial, com observações do céu pelo telescópio, sessões no Planetário, oficinas, brincadeiras e contações de histórias. As atrações são abertas a toda a família, que pode aproveitar os dias de recesso escolar para se divertir e, de quebra, aprender um pouquinho sobre ciência e cultura. Todas as atividades, exceto a visita ao Planetário, são gratuitas.

Os curiosos pelo universo não podem perder as sessões diárias no Planetário, que terá exibições voltadas para o público infantil sempre às 11h e às 14h. Os pequenos poderão viajar pelo céu com projeções que falam sobre as estrelas, planetas e outros elementos celestes. A entrada custa R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia). As políticas de meia-entrada e gratuidade podem ser consultadas aqui.

O restante da programação tem entrada franca. Na Observação Noturna, os visitantes podem ver detalhes da Lua, de planetas e aglomerados de estrelas por meio de dois telescópios. Para participar, os interessados devem pegar uma senha, na recepção do museu, a partir das 17h30. Na Semana das Crianças, a atividade ocorre nos dias 12 e 19 de outubro, às 19h.

Quem deseja olhar para a nossa estrela reluzente sem danos à visão pode participar da Observação Solar nos dias 13 e 20, às 11h. Um telescópio especial permite que o corpo celeste seja apreciado sem riscos. As senhas para participação são distribuídas a partir das 10h.

E a diversão pelo mundo da astronomia não para por aí. No dia 13, às 15h, a criançada vai descobrir o que é preciso para sair do conforto da gravidade da Terra na oficina Um dia de astronauta. No dia 16, às 15h, é hora de construir um foguete e lançá-lo em direção ao céu em 3, 2, 1... lançar foguete. Já no dia 19, às 14h, a atividade Calendário dos Planetas aborda conceitos como rotação, translação e inclinação do eixo dos planetas do Sistema Solar.

Senta que lá vem história!
O Espaço também sabe que a meninada ama uma contação de histórias. Por isso, a programação especial está cheia de narrativas instigantes. Tudo começa no Dia das Crianças, 12 de outubro, às 18h15, quando músicas e brincadeiras serão inseridas em uma contação sobre as diversas culturas e suas visões sobre o surgimento do mundo. Brincando de contar histórias tem duração média de uma hora.

No dia 17, às 15h, o Espaço viaja pelas comunidades indígenas na atividade Histórias das Aldeias. Os pequenos vão conhecer um pouco sobre a sabedoria dos povos maxacali, munduruku e pataxó. E o Clubinho de Leitura de outubro será sobre o livro Chapeuzinho Amarelo, que conta as aventuras de uma garotinha amarela de medo. A personagem tem como maior receio esbarrar com o lobo, capaz de devorar quem encontrar pela frente. A obra, de Chico Buarque, será abordada com as crianças de maneira lúdica e divertida no dia 19, às 18h15.

Ciência divertida
No Espaço, as crianças aprendem brincando. Em Experimentando! Química e o Experimento de Miller, a reprodução do laboratório de um importante químico é cenário para o público descobrir casos de estudos curiosos da ciência. A atividade ocorre no dia 12, às 14h.

Nesse mesmo dia, às 16h, um percurso diferente pela exposição Energia em Movimento vai explorar a ligação de variadas dinâmicas humanas com a força. Caminhos do Movimento: força é indicado para crianças que tenham a partir de 6 anos.

No dia 18, às 15h, o museu celebra os 150 anos da tabela periódica com uma oficina sobre elementos químicos e suas propriedades. Descobrindo a tabela periódica é indicada para maiores de 8 anos.

Mão na massa
As crianças que se encantam com os desenhos que assistem vão poder criar personagens e histórias na Oficina de animação de massinha. No dia 15, às 15h, os pequenos aprendem a reproduzir a técnica com massinha de modelar.

No dia 19, às 15h, um quebra-cabeça instiga os participantes a descobrir curiosidades sobre os mundos das etnias indígenas ye’kwana, yanomami, xakriabá, tikmu’un e Pataxó em (Des)encaixando.

Para fechar a programação, a atividade Jogos e brincadeiras teatrais convida a meninada a conhecer o universo das artes cênicas a partir de dinâmicas superdivertidas. A brincadeira acontece no dia 20, às 15h.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH, do Instituto Unimed-BH e da Petrobras.

Assessoria de Imprensa UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG