Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: UFMG Montes Claros realiza atividades para escolas da educação básica

Programação inclui ações no Sítio de Saluzinho, Visitas Monitoradas e atividades no Herbário Norte-Mineiro

Mobilizar a população em torno da importância da ciência como ferramenta para geração de valor, de inovação, de riquezas, de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social e melhoria da qualidade de vida. É este o objetivo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, instituída por decreto presidencial em 9 de junho de 2004. O evento é realizado todos os anos durante o mês de outubro pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com unidades de pesquisa, agências de fomento e entidades vinculadas.

No campus da UFMG em Montes Claros serão realizadas várias atividades para escolas da educação básica, entre os dias 17 e 20 de outubro. As instituições interessadas devem se inscrever previamente junto aos setores organizadores. Confira abaixo a programação.

Sítio de Saluzinho

Nos dias 17, 18 e 20 de outubro, das 7h30 às 11h30, serão realizadas visitas de escolas ao Sítio de Saluzinho.

No local os visitantes participarão das seguintes atividades:

– Reciclagem de plásticos, alimentos e outros produtos de consumo;
– O uso medicinal das plantas: cuidados com a saúde, identificação e cultivo em pequenos espaços;
- Soberania alimentar: a lavoura tradicional norte-mineira e os cuidados com a alimentação, incluindo desde os costumes de plantio até o consumo de alimentos naturais e orgânicos.
– Águas: saber tradicional sobre as fontes e seus cuidados;
– Brincadeiras tradicionais do norte mineiro.

O Sítio de Saluzinho funciona como um centro de referência da cultura material da agricultura familiar e é desenvolvido em área no campus Montes Claros, que reúne agricultores, professores, alunos e técnicos da UFMG. Desde 2013, o sítio recebeu mais de seis mil estudantes de Montes Claros, número que corresponde a 25% das crianças matriculadas atualmente na rede pública de ensino do município.

As inscrições deverão ser feitas pelo telefone (38) 2101-7789.

Visitas Monitoradas

Nos dias, 17, 18 e 19, o projeto de extensão Visitas Monitoradas ao campus da UFMG em Montes Claros receberá escolas. Serão realizadas visitas a diversos setores do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) para vivência em experimentação científica em horários previamente estabelecidos. Das 9h às 16h30, serão tratadas as seguintes temáticas:

- Cultivo de plantas;
– Soluções sustentáveis para o campo;
– Engenharia de alimentos e alimentação sustentável (9h às 11h30);
– Recursos florestais (14h às 16h30);
– Ciências da Natureza (14:00 às 16:30);
– Biodiversidade (14:00 às 16:30).

Cada circuito será composto por 40 alunos e quatro acompanhantes. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail <visitas.ica.ufmg@gmail.com>.

Herbário Norte-Mineiro

Nos dias 19 e 20 de outubro, o Herbário Norte Mineiro receberá escolas das 8h às 11h30. Os visitantes participarão das seguintes atividades:
– Descobrindo a incrível diversidade de plantas do norte de Minas Gerais;
– Detetive botânico: a busca pela planta perfeita;
– Manhã de cientista: praticando a ciência botânica.

As escolas interessadas podem se inscrever pelo telefone (38) 2101-7720.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG