Semana no Conservatório UFMG tem shows de rap, música popular e exibição de ópera audiovisual

A programação do Conservatório UFMG para esta semana tem 39 anos de rap em Belo Horizonte, música popular com matriz afro-diaspórica, europeia, nativa e oriental, e uma especial exibição de ópera audiovisual com base no Livro de Daniel. Os eventos têm entrada franca, sujeita à capacidade do espaço. O Conservatório fica na Av. Afonso Pena, 1.534, centro de Belo Horizonte. Informações pelo telefone (31) 3409-8300 ou no site.

O Conservatório UFMG segue com seu Especial 2022: Retratos do Brasil, que, em comemoração ao bicentenário da independência do país, apresenta uma programação com concertos e shows que retratam manifestações diversas da música brasileira e ajudam a refletir sobre a identidade plural do povo brasileiro. Nesta edição, realizada na terça-feira, dia 11, às 19h30, o show será de Roger Deff, com o tema Hip Hop em movimento: 39 anos de rap em BH. O rapper belo-horizontino é um dos artistas mais atuantes no movimento hip hop e uma das principais referências em seu estilo musical.

Na quinta-feira, dia 13, às 19h30, Gil Amâncio e Mauro Rodrigues apresentam Negociando Tempos. Os músicos têm desenvolvido uma cooperação artística de forma intermite desde a década de 1980. O trabalho explora as possibilidades de compor juntos, negociando tempos e descobrindo jeitos de improvisar, deixando sempre uma porta aberta para o momento da performance. Há uma profícua fricção de musicalidades, característica da tradição musical no diverso Brasil. Entram no tacho a matriz afro-diaspórica, a europeia, a nativa, a oriental, constituindo uma criação que toma forma “no meio da travessia”.

A semana encerra na sexta-feira, dia 14, às 20h, com a exibição da ópera audiovisual A 70ª Semana, de música eletroacústica. A obra de João Pedro Oliveira será exibida pela primeira vez no Brasil na série Circuito Contemporâneo. Finalizada em setembro deste ano, faz referência ao Livro de Daniel, um dos textos mais misteriosos da Bíblia. A descrição dos eventos e profecias deste livro incluem assassinato, traição, orgias e tortura. Mas também tem a descrição de diversas profecias muito interessantes e enigmáticas que podem ser interpretadas de várias formas, algumas delas relacionadas com o tempo presente. A ópera abarca vários eventos da vida de Daniel e seus companheiros, bem como as três principais profecias que eventualmente ainda não foram cumpridas. Trailer de A 70ª Semanahttps://spaces.hightail.com/re... 

Serviço:

Programação semanal Conservatório UFMG

Data: 11 a 14 de setembro

Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1.534, centro de Belo Horizonte)

Entrada gratuita

11 (terça-feira) | 19h30
Conexões Musicais - Especial 2022: Retratos do Brasil | Hip Hop em movimento: 39 anos de rap em BH
Roger Deff
Rap

13 (quinta-feira) | 19h30
Especial - Negociando Tempos
Amâncio e Rodrigues
Música popular

14 (sexta-feira) | 20h
Circuito Contemporâneo - Exibição da ópera audiovisual A 70ª Semana (João Pedro Oliveira)
Música eletroacústica

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Setor de Comunicação do Conservatório UFMG

Serviço

Programação semanal Conservatório UFMG

11 a 14 de setembro de 2022

Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1.534, centro de Belo Horizonte)