Semana no Conservatório UFMG tem shows instrumentais, Clube da Esquina e música infantil

A programação do Conservatório UFMG para esta semana vai da música instrumental a uma homenagem ao Clube da Esquina e à música infantil. Os eventos têm entrada franca, sujeita à capacidade do espaço. Como medida de prevenção da covid-19, a UFMG mantém o uso obrigatório de máscara. O Conservatório fica na Av. Afonso Pena, 1.534, centro de Belo Horizonte. Informações pelo telefone (31) 3409-8300 ou no site.

Unindo música, poesia e arte, o Sarau do Conservatório UFMG recebe amanhã, 31 de maio, o show Etymon – Música e Poesia. Com início às 20h, o evento reúne o saxofonista Marcus Vinícius de Sousa e o violonista Beto Lopes. Musicalmente, seus trabalhos privilegiam ritmos brasileiros, como samba, bossa nova, pop mineiro (clube da esquina) e baião, sem perder vínculos com alguns ritmos de influência africana, como o jazz. Dois poemas serão declamados ao longo do show: Sorriso e Paisagens do beco. Os textos funcionam autonomamente e, também, como releituras, por meio da linguagem escrita, das peças musicais. Duas peças, Um sopro de bossa e Tempo para contemplar são também dois poemas, que funcionarão como letra da canção.

O Duo Mineiro, formado pelo flautista Alef Caetano e pelo violonista Giuliano Coura, abre a temporada 2022 do projeto Palco Livre. O duo apresenta o recital Panorama Latinoamericano para flauta e violão no dia 2 de junho, quinta-feira, às 20h. Desde sua criação, em 2013, o duo se dedica à pesquisa e fomento do repertório latino americano para flauta e violão até então desconhecido ou inédito. No programa, os musicistas apresentam composições dos mineiros Nelson Salomé, Ronaldo Cadeu e Guilherme Castro, e dos compositores argentinos Rufo Herrera e Marcelo Coronel.

No dia 3 de junho, sexta-feira, às 20h, o Projeto Perspectiva recebe o cantor, compositor e instrumentista Rodrigo Borges. Artista versátil, que transita do pop à MPB, Rodrigo mantém o legado musical da família Borges e a homenageará através do show Clube da Esquina 50 anos. O músico apresentará interpretação de canções marcantes do lendário álbum duplo lançado em 1972. Trem azul, Paisagem na janela e Tudo o que você podia ser estão no repertório, bem como Nuvem Cigana, que marca em especial a trajetória de Rodrigo, pois foi a primeira música que aprendeu a tocar. O músico também apresentará canções do seu mais recente álbum, Assim que a vida quiser.

O Conservatório UFMG lança no dia 4 de junho, às 16h, o Projeto Ciranda: Conservatório para a infância, que tem por objetivo apresentar espetáculos artísticos que buscam ampliar o repertório cultural e a sensibilidade musical de crianças. O show de estreia é A Casa de Bambu, do Grupo Bambulha, que apresenta um repertório autoral, totalmente infantil, com músicas da cultura popular brasileira e estrangeira, além de canções de amigos. Ao longo do show, uma história é contada através das músicas e narrativas, com a utilização de objetos sonoros e cênicos, como lenços e fantoches. É a história de um menino que morava em uma casa de bambu. Esta casa era cheia de memórias afetivas, que incluíam brincadeiras e descobertas sonoras, que vão aparecendo ao longo do show. 

Serviço:

Sarau do Conservatório UFMG | Etymon - Música e Poesia
Artista: Marcus Vinicius de Souza
Estilo: Música Instrumental / poesia
Data: 31 de maio (terça-feira)
Horário: 20h

Palco Livre | Panorama Latinoamericano para flauta e violão
Artista: Duo Mineiro
Estilo: Música Instrumental
Data: 2 de junho (quinta-feira)
Horário: 20h

Perspectiva / Circuito Cultural UFMG | Clube da Esquina 50 anos
Artista: Rodrigo Borges
Estilo: Música popular brasileira
Data: 3 de junho (sexta-feira)
Horário: 20h

Ciranda: Conservatório para a Infância | A casa de bambu
Artista: Grupo Bambulha
Estilo: Música para a infância
Data: 4 de junho (sábado)
Horário: 16h

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Setor de Comunicação do Conservatório UFMG

http://www.conservatorio.ufmg.br/