Seminário da UFMG nesta quinta vai debater ensino da matemática e física e a popularização das ciências

A Formação Transversal em Divulgação Científica e o Curso de Especialização em Comunicação Pública da Ciência (Amerek) promovem na quinta-feira, 21 de janeiro, o seminário Aprendizado em ciências: mãos à obra.

O evento, que terá como convidado o professor Eduardo de Campos Valadares, professor do Departamento de Física da UFMG, é aberto à comunidade interna e externa da Universidade e será transmitido, ao vivo, às 19h, no YouTube Extensão UFMG.

O seminário é o segundo de uma série de encontros promovidos pela disciplina Seminários em Divulgação Científica, que é oferecida tanto para os alunos de graduação, no âmbito da Formação Transversal, quanto para os alunos de pós-graduação do Amerek. Ao completar a carga horária de 15 horas, o aluno poderá solicitar o crédito correspondente.

Convidado

Eduardo de Campos Valadares é doutor em Ciências Físicas pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), tendo realizado pós-doutorados na Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade de Nottingham, Reino Unido.

Coordena os projetos de extensão Ciência mais que divertida, Projeto Inovação e Inova Escola. Abordou o tema Ambientes de Inovação na Universidade durante o seu ano sabático no Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT-UFMG), em 2015.

É escritor e autor de mais de 60 artigos sobre temas da Física da Matéria Condensada, ensino de matemática e física e popularização da ciência. Traduziu o poeta alemão Stefan George (Crepúsculo, edição bilíngue, Iluminuras) e publicou os livros Física mais que divertida (Editora UFMG), traduzido para o inglês, alemão, turco, basco e espanhol, e Newton - A órbita da Terra em um copo d´água (Odysseus Editora).

vídeo do primeiro seminário – que teve como tema O letramento científico na Educação Básica: lives e borboletas – está disponível no YouTube da Proex.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail ddc-secretaria@proex.ufmg.br

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG

Seminário Aprendizado em ciências: mãos à obra