Seminário das licenciaturas da UFMG tem inscrições abertas para 23 oficinas

Prazo foi prorrogado até esta terça-feira, 30 de maio; evento será realizado nos dias 1º e 2 de junho, aberto a estudantes, profissionais da educação e interessados na temática

A Comissão para Discussão e Elaboração das Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica da UFMG (Comfic) promove, no dias 1º e 2 de junho, o III Seminário de Práticas Docentes Vivenciadas nas Licenciaturas da UFMG. O evento, que tem como tema a relação Universidade-escola: espaços, tempos e sujeitos, será realizado em diferentes espaços do campus Pampulha. O seminário presencial contará com oficinas, palestras e mesa redonda. Parte da programação on-line tem como foco estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LECampo).

As inscrições para participação no evento foram prorrogadas até esta terça-feira, 30 de maio. O evento é gratuito para estudantes de 18 cursos de licenciatura da UFMG e de outras instituições, professores da educação básica e demais profissionais da educação, além de público interessado na temática.Veja a programação.

As 23 oficinas ofertadas gratuitamente no evento também estão com inscrições abertas. Entre os temas abordados pelas atividades, estão Extensão universitária nas licenciaturas: contribuição para a formação de professores, A elaboração de materiais didáticos como ferramenta para a formação crítica de professores de línguas e Recursos pedagógicos adaptados para crianças com deficiência que não se comunicam por meio da fala (acessível em Libras).

Estudantes das licenciaturas da UFMG podem se inscrever, também até esta terça-feira, por meio de formulário, para colaborar como voluntários no seminário. Os selecionados, que vão compor a organização do evento, apoiarão a realização das oficinas, palestras e da mesa-redonda. Eles receberão certificado de participação e poderão solicitar o aproveitamento de créditos em seus respectivos cursos. São 35 vagas para mediadores das oficinas e 30 para mediadores nas palestras e na mesa-redonda.

Licenciaturas
O evento tem como objetivo promover o debate e a divulgação das atividades que vêm sendo desenvolvidas no âmbito da formação docente, além de propiciar reflexão sobre os estágios curriculares, a integração entre a UFMG e as redes de educação básica e a formação inicial e continuada de professores/as que ocorrem nesses contextos.

Pela primeira vez, o evento será realizado no formato presencial. "Esperamos manter o engajamento demonstrado nas edições anteriores. O evento expressa nosso desejo e, também, nossos esforços visando ao fortalecimento das licenciaturas ofertadas pela UFMG e ao diálogo com a escola básica, pensando limites, desafios e possibilidades dessa relação", afirma a presidente da Comfic, professora Álida Angélica Alves Leal. 
“Esse ciclo de debates reafirma nosso compromisso de pautar, nos variados espaços da Universidade e em articulação com a comunidade das redes de educação básica, a formação de professores”, afirma o professor Bruno Otávio Soares Teixeira, pró-reitor de Graduação.

A comissão
A Comfic é o órgão assessor que faz a ponte entre a formação de professores na UFMG e as demandas das escolas de educação básica, formulando políticas de diálogo entre as duas instâncias para auxiliar na formação dos profissionais de licenciatura. Nesse sentido, a comissão tem o objetivo de dar visibilidade às ações de ensino, pesquisa e extensão da UFMG relacionadas à formação inicial e continuada de professores e profissionais de licenciatura. 

A comissão está vinculada à Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e articula ações com as pró-reitorias de Extensão (Proex), de Pós-graduação (PRPg) e de Pesquisa (PRPq) da UFMG.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG