'Seminário de Diamantina' realizado pela UFMG debate a superposição de crises provocada pela pandemia

Tradicional fórum de discussões sobre a economia mineira, evento completa 40 anos; inscrições terminam nesta quinta-feira, dia 25

De 29 de agosto a 2 de setembro, a Casa da Glória, em Diamantina, receberá a 19ª edição do tradicional Seminário de Diamantina, evento realizado pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG. Neste ano, em que se comemora o aniversário de 40 anos do evento, sua realização contará com o apoio da unidade de Diamantina da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg), onde é ofertado o curso de Direito, em instalação contígua à Casa da Glória.

As inscrições podem ser feitas até esta quinta-feira, 25 de agosto, pelo site Sympla. Graduandos desembolsam R$ 120, estudantes de pós-graduação, R$ 150, professores e demais profissionais, R$ 400. O pagamento da taxa de inscrição dá direito ao recebimento do material do evento e ao deslocamento Belo Horizonte-Diamantina-Belo Horizonte em ônibus especial.

Originalmente criado para sediar reflexões críticas sobre a realidade política, econômica, histórica e demográfica de Minas Gerais, o seminário – realizado pela primeira vez em 1982 – ampliou o escopo de suas discussões para os âmbitos nacional e internacional. “Já faz algum tempo que o Seminário de Diamantina avança em um processo de ampliação de perspectivas tanto do ponto de vista nacional quanto do ponto de vista internacional”, contextualiza o professor Frederico Gonzaga Jayme Júnior, diretor do Cedeplar. “No fundo, a nossa pretensão é mesmo a de um seminário internacional, o que se exemplifica pela quantidade de pesquisadores estrangeiros na programação”.

Gonzaga detalha essa perspectiva. “A ideia é congregar o maior número possível de pesquisadores das nossas áreas tradicionais das ciências sociais, isto é, a demografia e a história econômica, além da economia. E as novidades são a área de relações econômicas internacionais, incorporando um curso que criamos na UFMG [em 2010], e de políticas públicas e planejamento regional e urbano, campos de pesquisa com os quais trabalhamos há anos, mas que ainda não estavam no seminário”, detalha. Além disso, em razão da participação da Uemg, abriu-se uma porta para o campo do direito, com a entrada da área de direito ambiental.

Brasil pós-pandêmico

A cada ano, o Seminário de Diamantina elege um tema para a sua edição. A última ocorreu em 2019, tendo como tema a crise da mineração. Agora, com base no mote Minas Gerais e o Brasil pós-pandemia: 40 anos do Seminário de Diamantina, o tema será a superposição de crises, que, causadas pela pandemia de covid-19 nos últimos dois anos, seguem abatendo a realidade socioeconômica mineira, brasileira e internacional no avançar de 2022.

Trata-se de uma superposição que “se reflete em aprofundamento das desigualdades sociais, em desemprego e precarização do trabalho, em crise ambiental, em crise humanitária sob a forma de migrações forçadas, de intensos fluxos de refugiados, de violência e intolerância, que ameaçam a democracia e a paz”, observam os organizadores na descrição oficial do evento.

Programação

Os dois primeiros dias de evento serão dedicados à realização de quatro minicursos: um sobre a linguagem de programação Python, outro sobre “grades populacionais produzidas por projetos globais”, o terceiro sobre avaliação de tecnologias em saúde e o quarto sobre financiamento para a Atenção Primária à Saúde (APS). As inscrições já estão encerradas.

No dia 31 de agosto, quarta-feira, ocorre a sessão de abertura, desencadeando a série de conferências e mesas-redondas que tomarão as manhãs e as tardes dos dias seguintes, tratando dos temas mais diversos, como os impactos da pandemia, as questões relativas à distribuição de renda e à justiça social e os 200 anos da Independência. A programação pode ser consultada no site do Seminário.

No plano cultural, o evento contará com shows musicais e lançamento de livros no Mercado Municipal, o “Mercado Velho”, e com uma exposição fotográfica na Casa da Glória. Além disso, uma sessão especial da tradicional Vesperata integrará a programação do seminário: a festa ocorre no dia 2, às 21h, na Rua da Quitanda. Informações sobre essas e outras atividades podem ser obtidas no site do evento ou pelo e-mail seminarios@cedeplar.ufmg.br.

Texto de Ewerton Martins Ribeiro

Assessoria de Imprensa UFMG