Seminário Internacional de Literatura Judaica Brasileira é realizado pela UFMG junto com o Centro Cultural Brasileiro-Tel Aviv

O Núcleo de Estudos Judaicos da UFMG (NEJ) e o Centro Cultural Brasileiro-Tel Aviv (CCB-Tel Aviv / Israel), com o apoio do Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários da UFMG e do Department of Spanish and Latin American Studies at the Hebrew University - Jerusalém, promovem o Seminário Internacional de Literatura Judaica Brasileira, evento on-line para o Brasil e com exibição presencial para convidados no CCB-Tel Aviv (conforme normas de quarentena locais). O evento será realizado no dia 27 de agosto, em língua portuguesa.

A organização é da professora da Faculdade de Letras UFMG Lyslei Nascimento e de Raquel Teles Yehezkel (diretora do CCB-Tel Aviv). Para ver a programação completa, realizar inscrições para ouvintes e ter acesso aos links (disponíveis no dia do sminário), acesse a página do evento.

O objetivo do seminário é divulgar nomes de escritores judeus brasileiros e suas obras em Israel, sendo composto por uma conferência de abertura e outra de encerramento, vídeos de escritores lendo trechos de suas obras, pesquisadores analisando temas e obras, além da interação com os participantes que responderão a perguntas e comentários do público, a fim de consolidar o esforço das duas entidades na promoção cultural a que se destinam.

A conferência de abertura será apresentada pelo professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Márcio Seligmann-Silva, com a temática Leila Danziger ou a tarefa de ‘anarquivar’ os escombros da judeidade na diáspora. O encerramento será feito pela professora da UFMG Maria Zilda Ferreira Cury, que abordará O direito ao corpo nos romances de Bernardo Kucinski e Julián Fuks.

Foram convidados os escritores Ana Cecília Carvalho, Cíntia Moscovich, Halina Grynberg, Leila Danziger, Leonor Scliar-Cabral, Luana Chnaiderman, Noemi Jaffe, Paulo Rosenbaum, Ronaldo Wrobel, Juliano Klevanskis e Luís Sérgio Krausz.

São esperadas também palestras dos professores Alessandra Conde da Silva (Universidade Federal do Pará - UFPA), Kenia Maria de Almeida Pereira (Universidade Federal de Uberlândia - UFU), Nancy Rozenchan (Universidade de São Paulo - USP), Ricardo Augusto Garro (UFMG), Sandra Almada (Centro Universitário de Formiga -  UNIFOR/MG) e Saul Kirschbaum (USP).

Além disso, doutorandos e mestrandos em literatura judaico-brasileira apresentarão 8 comunicações sobre assuntos diversos.

Outras informações: nej.fale.ufmg@gmail.com.

Assessoria de Imprensa UFMG