Seminário na Escola de Enfermagem da UFMG discute nova rotulagem nutricional de alimentos para o Brasil

A nova rotulagem nutricional de alimentos para o Brasil será discutida em seminário no dia 29 de junho, às 14 horas, no auditório Maria Sinno da Escola de Enfermagem da UFMG (Av. Alfredo Balena, 190, Santa Efigênia - BH). O evento é gratuito, destinado a profissionais e gestores da área da saúde, estudantes de graduação e pós-graduação e demais interessados no tema e sem necessidade de inscrição prévia. Informações pelo telefone (31) 3409-9883 ou pelo e-mailcomunicacao@enf.ufmg.br

De acordo com o professor do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem da UFMG, Rafael Moreira Claro, o evento objetiva fomentar o debate sobre a implementação da rotulagem nutricional frontal com advertência e seu papel na agenda em saúde pública no país; apresentar o modelo de rotulagem proposto pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC/UFPR) e estimular a participação da comunidade acadêmica da UFMG e público externo na Tomada Pública de Subsídios sobre o Relatório Preliminar de Análise de Impacto Regulatório da rotulagem nutricional com advertência.

A programação inclui apresentações sobre Consumo de alimentos ultraprocessados e estado nutricional da população brasileira e Base de evidências para a rotulagem nutricional frontal com advertência no Brasil e a proposta do IDEC, ministradas pelo professor Rafael Claro e pela pesquisadora do Idec e do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição em Saúde (NUPENS/USP), Ana Paula Bortoletto Martins, respectivamente.

Aprimoramento da rotulagem nutricional

A proposta do IDEC, feita em conjunto com especialistas em design da informação da UFPR (Universidade Federal do Paraná), prevê o uso de triângulos pretos, com inscrições em branco, que sinalizam na parte da frente das embalagens a presença em excesso de nutrientes considerados críticos para a saúde: sódio, açúcar e gorduras total e saturada, além de qualquer quantidade de gordura trans e adoçantes.

Desde o ano passado, a Anvisa analisa propostas de mudanças para a melhoria da rotulagem nutricional no Brasil. No último mês, a agência publicou seu primeiro parecer público sobre o tema e declarou que alertas na parte da frente das embalagens são a forma mais eficiente de rotulagem.

O seminário é organizado pelo Grupo de Estudos Práticas e Pesquisas em Ambiente Alimentar e Saúde (UFMG); Núcleo de Estudos Saúde e Trabalho, Pós-graduação em Nutrição e Saúde da Escola de Enfermagem da UFMG; Rede Brasileira Infância e Consumo, movimento BH pela Infância e conta com o apoio do Idec e da Escola de Enfermagem da UFMG.

(Com Informações da Assessoria de Imprensa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor)

Assessoria de Imprensa da UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG

(31) 3409-9883

www.enf.ufmg.br

Serviço

Seminário na Escola de Enfermagem da UFMG discute nova rotulagem nutricional de alimentos para o Brasil

Dia 29 de junho de 2018

14h

Escola de Enfermagem da UFMG, auditório Maria Sinno - campus Saúde - Av. Alfredo Balena, 190, Santa Efigência - Belo Horizonte