Seminário na UFMG discute uso de lodo de esgoto em solos

Estão abertas as inscrições para o seminário internacional Uso de lodo de esgoto nos solos, que será realizado na Escola de Engenharia da UFMG, no campus Pampulha, nos dias 9 e 10 de maio. O evento é organizado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto (INCT ETEs Sustentáveis), e pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes). O evento é voltado para profissionais dos setores público e privado, pesquisadores, estudantes, representantes da sociedade civil, empresas e governo.

As inscrições devem ser feitas on-line e o investimento varia de R$ 30 (estudantes de graduação) a R$ 200 (profissionais não associados à Abes). Informações no site do evento, pelo telefone (31) 3224-8248 ou pelo e-mail cursos@abes-mg.org.br

Serão debatidas as possibilidades e inovações relacionadas ao aproveitamento da biomassa na agricultura. São esperados mais de 400 pesquisadores brasileiros e estrangeiros, produtores, estudantes, representantes dos governos e de empresas de saneamento, que discutirão propostas de revisão na legislação e ampliação do uso do lodo de esgoto como produto que agrega valor e receitas ao processo de tratamento de esgoto. Já estão confirmadas as presenças de Simone Bittencourt, da Sanepar; de Rafael Kopschitz Xavier Bastos, da UFV; de Michael St John Warne, da Coventry University; e de Antônio Teixeira de Matos, da UFMG, dentre outros.

O INCT ETEs Sustentáveis é formado por sete instituições de ensino e de pesquisa na área de saneamento básico no Brasil, a saber: UFMG (líder), UFC, UFMS, UFPE, UFRJ, USP e ISAE/FGV. Cabe à UFMG a coordenação e a subcoordenação geral do INCT, na condução das tarefas necessárias à gestão administrativa, financeira e técnico-científica do projeto.

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Abes é, conforme consta do seu site, “uma associação com fins não econômicos que reúne cerca de 10.000 profissionais do setor. A Abes tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas”.

Programação do seminário

1º dia: 09/04, 08h30 – 18h30

· Credenciamento e Abertura do Evento.
· Mesa 1 – A regulamentação do uso de lodo de esgoto em solos: fundamentação conceitual, abordagem brasileira e panorama internacional.
· Mesa 2 – Uso de lodo de esgoto em solos: benefícios e controle de riscos.
· Mesa 3 – A experiência de produtores de lodo de esgoto no uso benéfico em solos.
· Mesa 4 – A percepção da sociedade sobre o uso de lodo de esgoto em solos.

2º dia: 10/04, 08h30 – 18h30

· Mesa 5 – A visão de agências reguladoras internacionais sobre o uso de lodo de esgoto em solos.
· Mesa 6 – A visão de órgãos governamentais nacionais sobre o uso de lodo de esgoto em solos.
· Plenária – Discussão conjunta, consolidação de contribuições e encaminhamentos.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Fonte

www.etes-sustentaveis.org

Seminário na UFMG discute uso de lodo de esgoto em solos