Seminário na UFMG sobre acessibilidade em bibliotecas universitárias vai tratar de experiências, legislação e recursos on-line

A Biblioteca Universitária da UFMG vai realizar, nos dias 22 e 23 de agosto, o primeiro Seminário Acessibilidade em Bibliotecas Universitárias, destinado a pessoas com deficiência, aos servidores do Sistema de Bibliotecas da UFMG e a outros interessados no tema. As atividades serão sempre das 9h às 17h. Para participar do evento, é necessário preencher formulário de inscrição. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (31) 3409-4611; (31) 3409-9735 e (38) 2101-7726 ou pelo e-mail dir@bu.ufmg.br

A programação do evento está disponível no site da Biblioteca Universitária.

O evento tem a pretensão de ser um espaço para compartilhamento de experiências de debate das limitações e potencialidades das bibliotecas universitárias para a promoção efetiva da cidadania da pessoa com deficiência. Serão ministradas palestras sobre a Lei Brasileira de Inclusão e sobre os recursos de acessibilidade no catálogo on-line da Biblioteca Universitária.

Também serão discutidas as experiências da Fundação Dorina Nowill, da ONG Mais Diferenças, e do setor de braille da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. Ao fim do evento, será exibido, com recursos de acessibilidade, o filme O palhaço, dirigido e estrelado por Selton Mello.

O seminário é uma realização do Grupo de Trabalho Acessibilidade em Bibliotecas Universitárias, criado em 2016 pela diretoria do Sistema de Bibliotecas da UFMG. Com base no diagnóstico da situação das 25 bibliotecas da Universidade, o grupo se dedica a sensibilizar servidores e funcionários sobre a importância da acessibilidade nesses espaços.

Agência de Notícias UFMG

Divisão de Comunicação do Sistema de Bibliotecas da UFMG