Seminário na UFMG sobre desafios e riscos da urbanização do Vale do Jequitinhonha recebe inscrições

Estão abertas, até domingo, 12 de junho, inscrições para seminário que discutirá, na segunda-feira, 13 de junho, e na terça-feira, 14, no auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), campus Pampulha os desafios da urbanização no Vale do Jequitinhonha. O evento é destinado a pesquisadores, extensionistas, agentes governamentais e a população da região do Vale. Os interessados devem formalizar suas inscrições pelo site do Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha. Participam  do debate os professores da UFMG João Antônio de Paula, João Valdir Alves Souza, Roberto Monte-Mór, Flávia Galizoni e Raphael Tobias de Vasconcelos Barros.

A programação  inclui mesas de debate sobre especificidades e desafios da urbanização na região, apresentação de trabalhos de pesquisa e de extensão e lançamentos de livros que tratam de assuntos relacionados ao Vale. A Fundação João Pinheiro também apresentará um plano de desenvolvimento para a região.

Transferência de cultura
O professor Roberto Monte-Mór, da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, referência em planejamento urbano e regional, vai participar de uma das mesas do evento. De acordo com ele, o processo de urbanização não se restringe ao surgimento e ao crescimento de cidades – envolve também a ampliação generalizada de uma malha urbano-industrial, levando para cidades pequenas estruturas características de grandes metrópoles.

O professor acredita que esse processo também transfere às pequenas cidades culturas das metrópoles, que muitas vezes se sobrepõem a hábitos já existentes. “Esse modelo pode destruir a base local, ocasionando a perda de valores regionais, e ainda gerar problemas ambientais sérios”, diz Monte-Mór, acrescentando que, para evitar que isso aconteça, é necessário dar espaço e força à criatividade, à inovação e à organização das comunidades, que, assim, se tornam capazes de consolidar as raízes culturais locais.
Realizado desde 2004, o 10º Seminário Visões do Vale é realizado pelo Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha, que engloba projetos em áreas como educação e artesanato, com o objetivo de promover desenvolvimento regional.

 ( Reportagem: Mariana Puglielli – Boletim UFMG )

 

Agência de Notícias UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Extensão da UFMG

(31) 3409-6435

https://www2.ufmg.br/proex/

Serviço

Inscrições abertas para seminário sobre desafios e riscos da urbanização do Vale do Jequitinhonha

Até 12 de junho de 2016

Faculdade de Ciências Econômicas - auditório 1 - campus Pampulha - Av. Antônio Carlos, 6.627 - Belo Horizonte