Seminário na UFMG vai celebrar os 20 anos do programa Observatório da Juventude

Evento, de 13 a 15 de setembro, terá debates e trocas de experiências sobre diversos temas que atravessam as juventudes

O Seminário Juventudes e Educação: 20 anos de construção de saberes e afetos vai ocorrer de 13 a 15 de setembro no Auditório Neidson Rodrigues, da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, no campus Pampulha. As inscrições de participantes (vagas limitadas) estão abertas até hoje, 12 de setembro, por meio de formulário eletrônico. Serão emitidos certificados.

O seminário, que celebrará os 20 anos do programa de ensino, pesquisa e extensão Observatório da Juventude (OJ), vai promover uma reflexão sobre temas que permeiam as juventudes e os processos educativos escolares e não escolares. A programação terá oficinas temáticas, mesas-redondas, rodas de conversa, entre outras atividades.

Debates e homenagem

O evento será aberto, no dia 13, pelos professores Andrea Moreno, diretora da FaE, Débora D´Ávila Reis, diretora de Divulgação Científica da UFMG, Natalino da Silva, coordenador geral do Programa Ações Afirmativas UFMG, e Symaira Nonato, coordenadora geral do Observatório da Juventude.

Haverá a Sessão Especial Juventudes e Raça: memórias, lutas e construções, com a participação dos professores Juarez Dayrell e Nilma Lino Gomes, ambos da FaE, e o lançamento da série Juventude Brasileira e Educação.

O último dia, 15, contará com as mesas Jovens, Projeto de vida e Educação: quais juventudes são sonhadas? e Juventude, diferença e diversidade: quais existências são permitidas?.

O encerramento terá ainda homenagem (in memoriam) à professora Inês Assunção de Castro Teixeira, que dedicou grande parte de sua pesquisa ao trabalho docente e teve trajetória marcada pela defesa dos direitos humanos.

Mais informações do evento estão no Instagram do Observatório da Juventude.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG