Seminário sobre arquitetura vernácula na UFMG aborda patrimônio e sustentabilidade

Com a temática As expressões históricas e tradicionais da produção arquitetônica popular, a Escola de Arquitetura da UFMG realizará, entre os dias 4 e 6 de novembro, o 2º Seminário sobre Arquitetura Vernácula: patrimônio e sustentabilidade. O evento acontecerá no Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD 2) da UFMG, no campus Pampulha. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 25 de outubro pelo site do evento.

O seminário é destinado a estudantes de graduação e de pós-graduação em arquitetura, além de antropólogos, engenheiros, geógrafos, historiadores, sociólogos e todos que se interessam pelo tema.

As pesquisas no campo da arquitetura popular/vernácula são ainda incipientes e pouco divulgadas no Brasil e na América Latina. O seminário é, assim, uma oportunidade de congregar pesquisadores e estudantes de todo o país e do exterior em um tema relevante quando se discute sustentabilidade, necessidades locais e salvaguarda de tradições.

A segunda edição do evento dá sequência ao 1º Seminário sobre Arquitetura Popular: a salvaguarda dos saberes tradicionais, organizado na Faculdade de Arquitetura na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 2016. Neste segundo seminário, uma organização conjunta entre o Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Sustentável da UFMG, a Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA e o Comitê Científico em Arquitetura e Tecnologia Vernáculas do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos/BR), organização não governamental global associada à Unesco, o foco serão as expressões históricas e tradicionais da produção arquitetônica popular, abordadas como objeto de reflexão conceitual, teórico-metodológica e de pesquisa, bem como em suas relações com processos de preservação e dinâmicas da vida contemporânea.

Durante o evento, haverá apresentação de trabalhos. Os autores dos 10 melhores artigos serão convidados a veicular suas pesquisas como parte do livro Arquitetura vernácula: sustentabilidade.

Para mais informações, acesse o site do evento.

2º Seminário sobre Arquitetura Vernácula

Data: 4 a 6 de novembro

Local: Centro de Atividades Didáticas 2 (Cad 2) da UFMG, campus Pampulha (Av. Antônio Carlos, 6.627, Belo Horizonte)

Assessoria de Imprensa UFMG