‘Sentidos do nascer’ abre nova temporada na UFMG

A exposição Sentidos do nascer pode ser visitada toda quinta-feira, das 9h às 21h, até a 69ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 16 a 22 de julho, no campus Pampulha. Na semana da reunião, a mostra poderá ser visitada diariamente, no mesmo horário. Interativa, a mostra visa derrubar mitos relacionados ao nascimento e ao parto normal e orientar sobre os prejuízos que as cesarianas desnecessárias oferecem à saúde da mulher e do bebê.

Mais informações sobre a exposição Sentidos do nascer podem ser consultadas no site do projeto ou acompanhadas em sua página no Facebook.

A mostra está montada ao lado do Restaurante Universitário Setorial 1, que fica entre a Faculdade de Educação (FaE) e o Instituto de Geociências (IGC). Durante todo o horário de visitas haverá monitores para instruírem os visitantes.

Bernardo Jefferson, professor da FaE e historiador da ciência que idealizou a mostra, explica que, graças à forma com que a mostra trata os benefícios do parto normal, a Prefeitura de Belo Horizonte tem se valido de sua estrutura para oferecer aos profissionais de saúde do município pequenos cursos de formação continuada.

Sentidos do nascer pretende contribuir para a mudança da percepção sobre o nascimento, incentivando a valorização do parto normal para a redução da cesariana desnecessária. A cesariana é uma cirurgia indicada quando o parto normal não é possível. Uma exceção que, no Brasil, virou regra”, explica Bernardo.

O professor lembra que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o percentual de cesarianas realizadas esteja entre 10 e 15% do total de partos, mas que, no Brasil, 57% dos bebês nascem por meio desse tipo de procedimento. “Na rede privada, esse índice chega a 80%”, afirma o professor.

Agência de Notícias UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG

www.ufmg.br

‘Sentidos do nascer’ abre nova temporada na UFMG