Sérgio Moreira celebra 40 anos da sua MPB na UFMG

40 anos musicais é o nome do show que o compositor e intérprete Sérgio Moreira apresenta no Quarta Doze e Trinta dessa semana. A atração acontece no dia 11, às 12h30, na Praça de Serviços do campus Pampulha. O espetáculo é gratuito e aberto à comunidade externa. Informações pelo telefone 3409-6411.

No repertório, estão 14 canções autorais, que representam os vários momentos de sua carreira: desde a primeira banda – o Grupo Ingazeira, até a carreira solo atual.

O Grupo Ingazeira surgiu nos anos 70, na UFMG. Três de seus antigos integrantes farão uma participação especial no show dessa semana: Wagner Nunes, Pedro Licínio e Luiz Faria, atualmente, professores do Departamento de Física da UFMG.

40 anos

Nascido em Teófilo Otoni, foi no Colégio Estadual Central que Sérgio Moreira conheceu alguns dos grandes nomes da música mineira: Flávio Venturini, Fernando Brant, Lô Borges, Beto Guedes, Melão e outros da “geração 70”. Na mesma década, formou sua primeira banda, o Grupo Ingazeira, com colegas da UFMG.

Apesar de não ter estudado na universidade, Sérgio sempre manteve um relacionamento estreito com a academia. Foram diversos shows na Fafich, Icex, Direito, Arquitetura, Medicina, reitoria e DCE, até iniciar carreira solo em 1980. A partir daí, começou a gravar seus primeiros discos, dirigir espetáculos e a se apresentar em festivais e feiras de cultura da vida cultural da cidade.

DAC - Muitas Culturas nos Campi

O programa Muitas Culturas nos Campi tem como objetivo principal promover a articulação, interação e interlocução entre todos os espaços culturais da universidade. Por meio de diferentes linguagens artísticas (como teatro, dança, música, poesia, performances e intervenções), a comunidade acadêmica se aproxima dos artistas e grupos diversos, dentre eles os provenientes dos segmentos historicamente excluídos.

Seis projetos do programa, no Circuito Cultural da UFMG, estarão em atividade no mês de setembro: Quarta Doze e Trinta, Ao Cair da Tarde, Quinta Cultural, Baixo Centro En(Cena), Multiverso e Perspectiva. Os dois primeiros acontecem no campus Pampulha; os demais, respectivamente, no campus Saúde, Centro Cultural UFMG, Espaço do Conhecimento UFMG e Conservatório UFMG. Todas as atividades são gratuitas e abertas para a comunidade externa.

A programação completa está disponível em ufmg.br/cultura.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Comunicação da Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG

www.ufmg.br/cultura

Sérgio Moreira celebra 40 anos da sua MPB na UFMG