Série de vídeos destaca a atuação da Escola de Enfermagem da UFMG sob perspectiva do diálogo com a sociedade

Produções audiovisuais do Centro de Memória da Escola de Enfermagem se tornam referência sobre memória e história da área

O Centro de Memória da Escola de Enfermagem (Cemenf) da UFMG divulgou uma série de vídeos relacionados a aspectos da memória e história da enfermagem e da saúde. As produções visam democratizar o acesso da sociedade a esses conhecimentos e ampliar a visibilidade das atividades do Cemenf para a comunidade interna e externa da Universidade. Todos os vídeos estão disponíveis no canal da Escola de Enfermagem no YouTube.

Com o apoio financeiro da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), por meio do edital de produtos extensionistas, os 20 vídeos produzidos têm como foco a atuação da Escola de Enfermagem – em seus quase 90 anos de história – sob a perspectiva do diálogo com a sociedade.

Os vídeos apresentam, entre outros temas, as contribuições sociais, a equipe do Cemenf, as experiências de professores e estudantes dos três cursos de graduação da Escola, as personalidades que marcaram o campo profissional e a história da unidade acadêmica desde 1933 – ano de sua criação com o nome Escola de Enfermagem Carlos Chagas (EECC) – até os dias atuais.

Fernanda Batista, professora da Escola de Enfermagem e coordenadora do Cemenf, ressalta que “as produções ajudaram a ampliar a relação entre a Escola e a comunidade, unindo o ensino, pesquisa e extensão, alicerces da Universidade, ao mesmo tempo em que viabilizaram o acesso de estudantes e pessoas interessadas em cultura e no conhecimento”.

Ela acrescenta que os materiais têm contribuído também “para divulgar o Centro de Memória não só em Minas Gerais, mas também em todo o Brasil e na Europa”.

Visita guiada

O projeto Visita Guiada: o Cemenf de portas abertas recebe, no Centro de Memória, estudantes de ensino médio e técnico, graduação e pós-graduação. As visitas são mediadas por professores e bolsistas. Desde 2019, já foram realizadas mais de três mil visitas. Com a pandemia de covid-19, as visitas foram adaptadas para o formato virtual e o projeto passou a receber estudantes de diversos locais do Brasil.

A professora Fernanda Batista destaca que a virtualização das atividades contribuiu para as ações de divulgação científica e comunicação museológica. “Começamos a ‘atingir’ pessoas de fora do Estado. Professores de enfermagem e de história da saúde de diversas regiões começaram a solicitar agendas para visitas virtuais e têm acessado os conteúdos que produzimos, utilizando-os em sala de aula”, explica.

Os interessados em fazer o agendamento de visita devem enviar e-mail para visitaguiadacemenf@gmail.com, informando os dias da semana e horários disponíveis para participar (não são realizadas visitas individuais, somente para grupos com a presença de professor).

Sobre o Cemenf

Localizado no campus Saúde, o Centro de Memória da Escola de Enfermagem foi criado em 2006 e integra a Rede de Museus da UFMG. Ele é um espaço de documentação e pesquisa que começou a ser formado a partir de 1980, quando a professora Isaltina Goulart de Azevedo começou a localizar e reunir documentos históricos.

Mais informações podem ser obtidas no site e Instagram.

Com informações de Vitória Alves | Assessoria de Comunicação da Proex

Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG