Série dos anos 80 de Jorge dos Anjos é retomada a partir do perspectivismo quilombista no Centro Cultural UFMG

O Centro Cultural UFMG convida para a abertura da exposição Visagens, do artista Jorge dos Anjos, com curadoria colaborativa, no dia 22 de agosto, às 19h. A partir das pesquisas desenvolvidas na série Visagens, onde o artista expressa e elabora os sintomas da ferida colonial e do racismo estrutural que marca as relações na sociedade brasileira, a mostra reúne produções que reelaboram esse trabalho, baseadas no perspectivismo quilombista. As obras poderão ser vistas até 24 de setembro. A entrada é gratuita e tem classificação livre.

A exposição é resultado do trabalho de pesquisa realizado entre 2020 e 2022 para elaboração do Memorial do Jorge dos Anjos. Foram realizadas visitas ao ateliê do artista, entrevistas, salvaguarda e digitalização do arquivo de documentos pessoais que retratam a sua trajetória. A partir das ações desenvolvidas junto com o artista foi montado um dossiê e o Memorial, que foi apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Artes da UFMG e para a Comissão Especial de Notório Saber dos Mestres da Cultura.

A série Visagens é uma grande oportunidade para o público conhecer os caminhos da sua pesquisa artística e os percursos do seu processo criativo. É uma obra prima, pois dela nascem todas as outras, apresentando traços da sua biografia, trajetória, chão por onde Jorge dos Anjos percorre e inventa seus jeitos de caminhar e contar suas histórias, a partir de uma perspectiva afro-brasileira, as suas próprias visagens.

Jorge dos Anjos

Jorge Luiz dos Anjos é um pintor, escultor e desenhista nascido em 1957, em Ouro Preto, Minas Gerais. Entre os anos de 1970 e 1976 estudou com Nello Nuno, Ana Amélia e Amílcar de Castro na Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), onde veio a se tornar professor anos mais tarde. Sua obra é o encontro de uma formação técnica baseada no construtivismo e a busca pela elaboração de uma poética afro-referenciada. Expõe seus trabalhos em exposições individuais desde 1978 e salões nacionais e internacionais desde a década de 1980. Sua produção figura entre as obras mais significativas no cenário contemporâneo da arte brasileira.

Curadoria Colaborativa, formação em artes visuais, museologia e conservação-restauração

A exposição conta com um trabalho de curadoria colaborativa a partir da pesquisa curatorial e do trabalho de investigação para elaboração do Memorial do artista Jorge dos Anjos. Em sala de aula, na disciplina Museus de artista, ateliês de artista, ministrada pela professora Carolina Ruoso, os estudantes de Museologia, Artes Visuais e Conservação-Restauração se envolveram no processo de leitura do Memorial, realizaram visita ao ateliê do artista e trabalharam conjuntamente na elaboração do texto curatorial, na produção de legendas e na programação da exposição. A curadoria colaborativa no contexto da universidade e na realização do trabalho de exposição articula as ações de ensino, pesquisa e extensão.

Serviço:
Exposição Visagens
Jorge dos Anjos | Curadoria colaborativa
Abertura: 22 de agosto | 19h
Visitação: até o dia 24/09/2023
Terças a sextas: 9h às 20h
Sábados, domingos e feriados: 9h às 17h
Grande Galeria do Centro Cultural UFMG (av. Santos Dumont, 174 - Centro, Belo Horizonte – MG)
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG