Série VivaMúsica da UFMG receberá o samba da velha guarda brasileira

Evento terá canções de Pixinguinha, Sinhô e João da Baiana - os "bambas" dos anos 1920

A Série VivaMúsica, da Escola de Música da UFMG (EMUFMG), receberá nesta quarta-feira, dia 8 de maio, a raiz do samba no Brasil – a música de Pixinguinha, Sinhô e João da Baiana, na apresentação da professora Clara Sandroni e convidados. O show, que acontecerá às 18h10, no Auditório 302 B do CAD 3 da UFMG, será precedido pela palestra Samba e circulação musical nos primórdios da rádio no Brasil, proferida pela etnomusicóloga Lúcia Campos.

O CAD 3 fica no campus Pampulha, avenida Antônio Carlos, 6627. A entrada é gratuita. Informações pelo telefone (31)3409-4718 ou pelo e-mail: divulga@musica.ufmg.br

O samba da Praça XI
A Praça XI é um território mítico do samba no Rio de Janeiro, endereço da famosa casa da Tia Ciata, frequentada por ilustres personagens como Pixinguinha, Donga e João da Baiana. Nos anos 1920, entre o terreiro, a cozinha e a sala de visitas das casas das tias baianas, músicos se encontravam e tocavam maxixes, batuques, polcas, músicas que pouco a pouco vão dar origem aos gêneros musicais que conhecemos hoje: choro e samba. Embora sejam ritmos amplamente disseminados e valorizados, sob diferentes formas e estilos no Brasil e no mundo, são ainda muito pouco estudados e reconhecidos na universidade e pela educação musical de modo geral.

Criado em 2018, o grupo musical Praça XI se dedica a estudar a história do choro e do samba, a partir de ritmos, textos e contextos. É formado por Clara Sandroni, cantora com longa carreira na música popular, residente em BH há quatro anos como professora de canto popular na UFMG; Lúcia Campos (etnomusicóloga e pandeirista), Marcelo Chiaretti (flautista e compositor) e Agostinho Paolucci (violonista de sete cordas e compositor), músicos, professores e pesquisadores que tem importante atuação em BH desde o grupo Corta-Jaca, com o qual fizeram pesquisas sobre o choro em Minas Gerais.

Série VivaMúsica da Escola de Música da UFMG
Quarta-feira, dia 8 de maio de 2019.
· 17h20 – palestra com a etnomusicóloga Lúcia Campos com o tema "Samba e circulação musical nos primórdios da rádio no Brasil".
· 18h10 – apresentação do show "A música de Pixinguinha, Sinhô e João da Baiana", com Clara Sandroni e convidados.
Auditório 302 B do CAD 3 da UFMG, à av. Antônio Carlos, 6627, campus Pampulha.
Entrada gratuita.
Informações: (31)3409-4718  | e-mail: divulga@musica.ufmg.br