Séries do Projeto Brumadinho UFMG revelam especialidades dos pesquisadores e apresentam jovens cientistas que atuam no projeto

Nesta semana o portal do Projeto Brumadinho UFMG deu início a duas novas séries de vídeos. Em Especialidades, os pesquisadores explicam a área de conhecimento que dominam, revelando qual a contribuição desse trabalho para os estudos dos subprojetos nos quais atuam. Já a série Jovens Cientistas aborda a atuação de alunos pesquisadores, incorporados aos subprojetos como bolsistas de iniciação científica, mestrado ou doutorado. 

A partir dos novos vídeos será possível se familiarizar com o trabalho de cientistas em diversas áreas de conhecimento e identificar pontos em que essas pesquisas se cruzam para, através da interdisciplinaridade, potencializar a capacidade de qualificar a diversidade dos impactos decorrentes do rompimento da Barragem B1 da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho.  

Parte desse processo envolve a publicização de informações sobre os processos judiciais e, futuramente, dos resultados das pesquisas. É nesta etapa que entra o trabalho de Danilo Caporalli, cientista que integra o Subprojeto 01 Plataforma Brumadinho UFMG. “O meu trabalho permite que as informações produzidas pela Plataforma Brumadinho [pesquisas e processos judiciais envolvendo o rompimento da barragem] sejam lidas e acessadas por um público que não está ligado à área do direito ou da universidade. É um trabalho de acessibilidade dessas informações”, explica.

O encontro de especialidades é um dos diferenciais do Projeto Brumadinho UFMG, uma grande vantagem na visão do professor Rafael Magno, especialista em biologia celular: “Muitas vezes, no Brasil, a gente ainda segrega muito as pesquisas, fica tudo muito engessado. Então eu acho essa interdisciplinaridade muito importante. Acho que tem muita coisa a ser desbravada nessa interseção dessas ciências tradicionais aplicadas na área ambiental”.

Para conhecer mais sobre as pesquisas desenvolvidas pelo projeto, acompanhe as séries Especialidades e Jovens Cientistas no portal: www.projetobrumadinho.ufmg.br.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG