Sessões on-line de astronomia do Espaço do Conhecimento UFMG chegam ao fim com despedida especial

Após 116 encontros virtuais, o projeto terá sua última edição no dia 7 de março, às 17h, no canal de YouTube do museu

Missões espaciais, planetas desconhecidos, estrelas longínquas, viagens interplanetárias, buracos negros e asteróides… São muitos os mistérios que envolvem o universo! Ao longo de 116 edições, o projeto virtual Descobrindo o Céu do Espaço do Conhecimento UFMG adentrou o vasto campo da astronomia e ampliou as possibilidades de fruição da ciência, de maneira gratuita e acessível. Após um período de aproximadamente quatro anos, as lives realizadas mensalmente no canal de YouTube do museu, com tradução simultânea em Libras, ganham uma última edição recheada de memórias.

Descobrindo o Céu

Idealizada em meio ao distanciamento social ocasionado pela pandemia do coronavírus, a atividade buscou aproximar o público interessado aos assuntos de astronomia tratados nos espaços físicos do museu, como o Planetário e as exposições em cartaz. A partir deste primeiro convite para “descobrir o céu”, os participantes tiveram a chance de se aproximar da imensidão do cosmos, compreendendo melhor algumas dinâmicas do Universo. As primeiras lives foram transmitidas através do aplicativo Zoom, sendo possível interagir e tirar dúvidas, em tempo real, com a equipe do Núcleo de Astronomia do museu. Posteriormente, a fim de ampliar as possibilidades de participação, as lives migraram do aplicativo Zoom para o canal de YouTube do Espaço do Conhecimento UFMG, sendo possível interagir e tirar dúvidas, em tempo real, com o Núcleo de Astronomia do museu.

Com mais de 44 mil visualizações, o projeto alcançou pessoas de todo o Brasil. Para Nathalia Fonseca, assessora do Núcleo de Astronomia do museu, doutora em Física e uma das responsáveis pelo projeto, “o fato de ser on-line possibilitou que pessoas de outras cidades e estados pudessem conhecer parte do trabalho que é realizado no Espaço do Conhecimento UFMG. Como as lives ficam disponíveis no YouTube após a apresentação, elas se tornaram uma referência que as pessoas podem pesquisar e assistir sempre que tiverem dúvidas sobre algum assunto de astronomia”.

Como uma supernova, a Descobrindo o Céu se encerra de maneira a impulsionar novas ideias e projetos de divulgação da ciência. A sessão de despedida deste projeto, no dia 7 de março (quinta-feira), às 17h, levará os espectadores em uma retrospectiva pelas memórias, experiências e conhecimentos construídos em conjunto no decorrer deste percurso, enviadas pelo próprio público. Os vídeos, fotos e/ou depoimentos recebidos serão lidos neste último encontro e podem ser compartilhados aqui.

Com o apoio do software Stellarium, o Núcleo de Astronomia também apresentará aos participantes os astros que se destacam na paisagem noturna do mês de março. Descubra o céu com a equipe do Espaço do Conhecimento UFMG nesta última vez!

As atividades de astronomia presenciais no Espaço do Conhecimento continuam por meio das sessões de Planetário e das Observações dos telescópios do Terraço Astronômico, que serão retomadas no mês de abril.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade e conta com o apoio da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) no desenvolvimento de seus projetos. É amparado pelas Leis Federal, Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Cemig.

Fotografias: https://drive.google.com/drive...

Público: todas as idades
Envie vídeos, fotos e depoimentos: bit.ly/participedaultimadoc

Assessoria de Imprensa UFMG