Sexto episódio da série Mulheres Cientistas mostra atuação de pesquisadora da UFMG em ciências exatas

Professora do Icex estuda sistemas dinâmicos e alerta que a maioria das mulheres da matemática não segue carreira científica

Especialista em sistemas dinâmicos, Sônia Pinto de Carvalho, do Instituto de Ciências Exatas (Icex) da UFMG, aponta que o Brasil é referência nessa área de pesquisa, remetendo para a premiação do brasileiro Artur Avila, o primeiro ganhador do Nobel de Matemática, formado numa instituição do hemisfério sul.

Apesar de a conquista da Medalha Fields, prêmio mais prestigioso em matemática, revelar que o país tem alcançado reconhecimento nesse campo científico, a doutora em geometrie et topologie pela Universite de Bourgone, Sônia Carvalho, afirma que a sub-representação de mulheres  em  Ciências Exatas, Tecnologia,  Engenharia e Matemática (CETEM) é um fenômeno preocupante para a ciência mundial, uma vez que 74% delas se interessam por área de CETEM, mas apenas 30% se tornam pesquisadoras.

 "A discrepância de gênero em CETEM, em particular em matemática, permanece como desafio, pois a maioria das estudantes  opta por licenciatura”, alerta a professora que pertence ao Departamento de Matemática do Icex / UFMG , onde o corpo docente  na pós-graduação é composto por 10% de mulheres.

A percepção da pesquisadora acerca da sub-representatividade feminina nessa área  foi corroborada no Encontro Brasileiro de Mulheres Matemáticas, promovido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), realizado em julho de 2019.

Personagem do sexto episódio da série Mulheres Cientistas da TV UFMG, Sônia Pinto de Carvalho afirma que a matemática está presente no cotidiano e cita exemplos concretos das equações abstratas com as quais lida diariamente.   

Lançada em outubro, a série da TV UFMG tem o objetivo de contribuir para a reflexão sobre as questões, dilemas e desafios enfrentados por mulheres que fazem pesquisa no Brasil. Os episódios anteriores abordaram as trajetórias das pesquisadoras Nilma Lino Gomes, da Faculdade de Educação (FaE); Aline Miranda, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB); Raquel Minardi, do Departamento de Ciência da Computação (DCC); Adla Betsaida, também da FaE; e Ana Cristina Simões, do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina.

Ficha técnica:

Entrevistada: Sônia Pinto de Carvalho (Departamento de Matemática – Icex / UFMG)

Equipe: Larissa Costa e Soraya Fideles (produção e reportagem), Antônio Soares (imagens), Otávio Zonatto (edição de imagens), Soraya Fideles (edição de conteúdo).

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imrpensa UFMG