Shows da semana no YouTube do Conservatório UFMG vão de música para Big Band a canções didático-científicas

Até sexta-feira serão lançados trechos de apresentações do Grupo Choro Nosso, do Duo Alvim-Molinari, da Geraes Big Band com Guilherme Pimenta e d

O projeto do Conservatório UFMG Notas de Memória, que está disponibilizando no YouTube trechos de apresentações musicais que fazem parte do acervo do Centro de Memória do espaço, divulga nesta semana atrações de música popular, erudita e autoral. Serão lançadas partes de shows do Grupo Choro Nosso, do Duo Alvim-Molinari, da Geraes Big Band com Guilherme Pimenta e do Duzão Mortimer Quinteto. Os dois primeiros estreiam ainda hoje, 15 de julho, e os últimos serão lançados na sexta-feira, 17 de julho.

O Notas de Memória da semana será aberto com a apresentação do grupo Choro Nosso, formado por Marcela Nunes (flauta), Renato Muringa (bandolim e cavaquinho), Sílvio Carlos (violão de 7 cordas) e Ricardo Acácio (pandeiro). Criado em 2012, o grupo desenvolve pesquisa e interpretação do choro produzido em Minas Gerais, com o intuito de divulgá-lo para o grande público.

Com concerto do Duo Alvim-Molinari, o Conservatório UFMG exibirá também trechos de música erudita. No recital, os premiados pianistas, Heron Alvim e Robério Molinari, levam ao público obras de Mozart, Rachmaninov e C. Saint-Saëns para piano a quatro mãos. Alvim e Molinari são ambos professores de piano da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais.

O show da Geraes Big Band é totalmente voltado à música brasileira para Big Band. O grupo traz, além dos tradicionais saxofones, trombones, trompetes, baixo, piano e bateria, outros instrumentos que adicionam colorido a essa formação especial, como vozes, acordeom, flautas e violoncelos. Especialmente neste concerto, a Geraes convida o compositor e violinista Guilherme Pimenta para mostrar um olhar contemporâneo sobre a música brasileira.

O compositor mineiro Duzão Mortimer será destacado no Notas de Memória com trechos de seu show Canções didático-científicas. Duzão, que também é pesquisador do CNPq e professor da UFMG, traz no repertório canções que estabelecem conexões entre a ciência, a tecnologia e temas sociais, como por exemplo a música 'Buraco de Ozônio', que aborda a questão ambiental. O show passeia por ritmos como rock, funk, blues, reggae, samba, baião e frevo.

Siga o Conservatório nas redes sociais (Instagram e Facebook) e fique por dentro da sua programação.

Assessoria de Imprensa UFMG

Setor de Comunicação do Conservatório UFMG