Simpósio da UFMG aborda os impactos da computação em produções culturais

A UFMG realiza, no dia 13 de junho, das 14h às 17h30, o simpósio Arte e Computação, no auditório B106 do Centro de Atividades Didáticas 3 (Cad 3), campus Pampulha. O evento visa discutir sobre o impacto da computação na gênese musical e na produção de filmes de animação, fotografia, tradução literária e recriação poética. O simpósio é aberto ao público em geral.

Organizado pelo Departamento de Física com o apoio do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat), o simpósio reunirá professores do Instituto de Ciências Exatas, da Escola de Belas Artes, da Escola de Música e da Faculdade de Letras, com o objetivo de debater o futuro da tecnologia e da computação, assim como os efeitos dessas ferramentas em produções culturais como a música e a literatura.

A programação do evento inclui também o lançamento do livro O Azul e o Mar, edição bilíngue de poemas traduzidos, pelo professor Eduardo de Campos Valadares (Departamento de Física), de Paul Valéry, coedição da Editora UFMG com Ateliê Editorial, e demonstrações musicais comentadas com integrantes do Laboratório de Performance com Sistemas Interativos (LaPIS) da Escola de Música.

Programação

14h - Virgílio de Almeida (Departamento de Ciência da Computação): Os novos horizontes da Computação
14h40 - Virgílio Vasconcelos (Escola de Belas Artes): Agenciamentos técnicos e coletivos na imagem digital
15h20 - Adriana Pagano, Kicila Ferreguetti e André Rosa (Faculdade de Letras): Adjetivos esplendorosos, carnudos substantivos e verbos esguios: a frequência lexical e gramatical na tessitura do texto literário