Simpósio na UFMG apresentará pesquisa sobre mecanismos de deliberação em sociedades divididas

O Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública (EME), do Departamento de Comunicação Social, realiza nesta quinta, 24, o simpósio Deliberação em sociedades divididas, no auditório Professor Dias Bicalho, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), da UFMG, no campus Pampulha. O evento, que terá início às 17h, é dedicado à pesquisa internacional que teve participação da UFMG. Não é necessária inscrição prévia para participação no simpósio. A programação está disponível no site do EME.

Desenvolvida em parceria com o professor Jürg Steiner, das universidades de Berna (Suíça) e de North Carolina at Chapel Hill (EUA), a pesquisa produziu descrição sistemática de elementos que ajudam a fomentar capacidades deliberativas. De acordo com a professora Rousiley Maia, uma das coordenadoras do trabalho, foram investigadas dinâmicas de discussão entre grupos profundamente divididos, formados por residentes de comunidades pobres e policiais militares no Brasil, ex-guerrilheiros e ex-paramilitares na Colômbia, sérvios e bósnios em Srebrenica, na Bósnia-Herzegovina. Eles refletiram sobre formas de tornar suas relações mais pacíficas, justas e democráticas.

Os pesquisadores avaliaram o papel de justificações, histórias pessoais, sarcasmo, humor e de líderes que facilitam ou dificultam o debate, com vistas a descobrir o que é necessário para que se desenvolva comportamento mais deliberativo. Os resultados foram reunidos no livro Deliberation across deeply divided societies: transformative moments, publicado neste ano pela Cambridge University Press, no Reino Unido. A obra será lançada durante o evento.

Segundo os autores, o volume contém análise sobre como os níveis de deliberação aumentam e diminuem em discussões em grupo. Também introduz o conceito de “momentos transformadores da deliberação”, evidenciando como a deliberação pode ser aplicada em sociedades profundamente divididas – são as que mais necessitam dessa prática, mas, ao mesmo tempo, as que têm maior dificuldade em alcançá-la.

O simpósio e o lançamento da obra integram as atividades do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Democracia e Democratização da Comunicação.

Agência de Notícias UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG

www.ufmg.br

Serviço