Simpósio sobre O realismo hoje ocorre esta semana na Fale-UFMG

Nos dias 13 e 14 de dezembro, a Faculdade de Letras da UFMG, campus Pampulha, recebe o simpósio O realismo hoje: dimensões e impasses, no auditório 2003. A atividade é gratuita e sem necessidade de inscrição prévia. Mais informações podem ser obtidas na página do evento, no Facebook.

O evento contará com a participação de professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Centro Federal de Educação e Tecnologia (Cefet-MG), da Universidade de Brasília (UNB) e da casa.

No dia 13, a mesa de abertura será composta pelo professor Luis Alberto Alves, da UFRJ, com a palestra Matéria e Antimatéria: Glauber Rocha e Rubem Fonseca na linha de frente, e pelo professor da Fale, Marcos Rogério Cordeiro, com a palestra A historiografia literária brasileira em perspectiva, das 18h30 às 20h30.

No dia 14, das 9h às 11h30, o professor do Cefet, Alysson Quirino Siffert, apresenta O mito do Fausto como expressão do fascismo em Mefisto e Dr. Fausto, e seus paralelos com o Grande Sertão: Veredas, juntamente com Henrique Barros, que apresenta A representação da história em Boitempo, de Carlos Drummond de Andrade, e Wagner Guimarães, com O significado da vanguarda em Oswald de Andrade e o sequestro da história pelos concretistas, ambos da Fale.

Programação:
13 de dezembro
Abertura
18h30 – 20h30: Matéria e Antimatéria: Glauber Rocha e Rubem Fonseca na linha de frente (Luis Alberto Alves - UFRJ)
A historiografia literária brasileira em perspectiva (Marcos Rogério Cordeiro - UFMG)
Mediação: Wagner Guimarães

14 de dezembro
9h – 11h30: O mito do Fausto como expressão do fascismo em Mefisto e Dr. Fausto, e seus paralelos com o Grande Sertão: Veredas (Alysson Quirino Siffert - UFMG)
A representação da história em Boitempo, de Carlos Drummond de Andrade (Henrique Barros - UFMG)
O significado da vanguarda em Oswald de Andrade e o sequestro da história pelos concretistas (Wagner Guimarães - UFMG)
Mediação: Marcos Rogério Cordeiro

14h – 16h30: A ideologia da estética contemporânea de Marçal Aquino (Alex Alves Fogal - CEFET-MG)