Simulação de acidente no campus Saúde da UFMG marca início da Semana Nacional de Trânsito

Integrando as atividades da campanha educativa No trânsito, escolha a vida, da Semana Nacional de Trânsito 2023, será realizada na próxima terça-feira, 19 de setembro, a partir das 12h, no campus Saúde da UFMG, mais uma edição da Simulação de acidente de trânsito: educação, gestão e ação. A atividade é organizada pela Escola de Enfermagem da UFMG, em parceria com o Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh, Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais (CBMMG) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Belo Horizonte (SAMU BH).

Durante o simulado, um motorista de veículo de passeio que estará transitando desatento no interior do campus (Av. Alfredo Balena, 190, Santa Efigênia) atinge um motoboy que estava no celular buscando o endereço da entrega, na tentativa de desviar, atropela também um pedestre que atravessa distraído com celular e fone de ouvido. Em seguida, bate em uma árvore e fica preso às ferragens.

A professora do curso de Gestão de Serviços de Saúde Karla Rona da Silva, coordenadora da atividade de extensão, enfatiza que a ação oportuniza aos alunos e profissionais de saúde um espaço para capacitação, reflexão e discussão frente a esta temática. “Além disso, proporciona aos estudantes um momento de articulação teórico-prático, fortalecendo a aprendizagem significativa no meio acadêmico. Será um momento adequado para dialogarmos sobre situações que conduzam à proteção à vida de condutores e todos os demais atores do trânsito que, devido à sua vulnerabilidade, podem se tornar vítimas das escolhas de terceiros. Vale mencionar ainda que é essencial envolver todas as pessoas nos cuidados e na atenção que precisam ter com os mais vulneráveis no trânsito e que esses também necessitam fazer sua parte respeitando a sinalização, atravessando na faixa, evitando o uso de fones e celulares durante seus deslocamentos em vias públicas, e outras atitudes conscientes”.

Além do HC, Corpo de Bombeiros e SAMU, o evento conta também com a parceria da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE), Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (SOMITI); Arterial Urgência e Emergência; Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado de Minas Gerais; Núcleo de Gestão em Saúde (NUGES); Laboratório de Planejamento e Gestão (LAPLANGE) e empresa Código 3 Resgate.

Semana Nacional de Trânsito 2023

A Semana Nacional do Trânsito é comemorada todos os anos entre os dias 18 e 25 de setembro, conforme disposto no CTB. Em todos os meses do ano, mas de forma concentrada neste mês, os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito empenham-se em suas atividades de educação, fiscalização e engenharia para, de forma conjunta, trabalhar na construção de vias e espaços mais seguros e sustentáveis ambientalmente.

Com o tema No trânsito, escolha a vida, a mensagem para as Campanhas Educativas de Trânsito deste ano direciona as atividades da SNT para a mobilização da sociedade em busca de uma cultura de segurança no trânsito mais sólida e consistente.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG