Simulações do Ipead/UFMG mostram que Projeto Tarifa Zero anularia inflação que reduz poder de compra das famílias em BH
A Câmara Municipal de Belo Horizonte avaliará nesta sexta-feira, 3 de outubro, o projeto Tarifa Zero (PL 60/2025) que prevê gratuidade nos ônibus da capital mineira para todos os usuários, em todos os dias e horários. Simulações conduzidas pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead), da UFMG, com base na metodologia do IPCR-BH, indicam que a implementação integral do projeto em 2022 teria o potencial de neutralizar completamente a inflação para as famílias de baixa renda, resultando em um aumento substancial do poder de compra.
Adicionalmente, ao replicar a análise para os anos de 2023 e 2024, foram observados resultados análogos, confirmando a consistência do impacto positivo do projeto. Tal impacto se deve ao fato de que tarifa de ônibus é o item de maior peso no custo de vida da população de baixa renda.
A tabela anexa apresenta os resultados detalhados das simulações. Os dados são analisados sob duas perspectivas principais: Redução Inflacionária e Ganho Real de Renda.
Análise detalhada dos Resultados
1. Redução Inflacionária Significativa
Em todos os anos simulados, a Tarifa Zero teria revertido a inflação medida pelo IPCR-BH em valores negativos, variando de -1,80% (2023) a -0,70% (2024). Isso significa que, para as famílias que mais dependem do transporte público, o custo de vida cairia de forma substancial.
2. Ganho Real de Renda
Ao comparar inflação e reajustes salariais, observa-se que a política de Tarifa Zero ampliaria o ganho real dos trabalhadores:
2022: com inflação projetada negativa (-1,14%), o reajuste salarial de 10,18% teria efeito real próximo a 11,5%.
2023: ganho real superior a 10 pontos percentuais.
2024: mesmo com inflação oficial elevada (7,34%), a projeção com Tarifa Zero (-0,70%) indicaria ganho real de aproximadamente 7,7%.
3. Impacto nos Reajustes Tarifários
Nos anos em que houve forte aumento da tarifa (2023 e 2024), o peso sobre a inflação foi substancial. Sem a influência integral do item transporte público no cálculo, ou seja, redução do custo a zero, a inflação não apenas cairia, mas se tornaria negativa.
Sobre o Ipead
Com 77 anos de história, a Fundação Ipead é referência em pesquisa aplicada e gestão de projetos, atuando como fundação de apoio à UFMG e outras instituições apoiadas. O Ipead é especialista na elaboração de indicadores, cálculo e análises de impacto econômico, conectando o conhecimento acadêmico às necessidades do mercado e da sociedade para promover o desenvolvimento do Brasil.