Simulador de erosão chama atenção para preservação do solo em oficina no Espaço do Conhecimento UFMG

A atividade acontece no sábado, dia 6 de maio, às 16h, com participação gratuita

Essenciais para a preservação das diversas formas de vida que compõem o nosso planeta, o solo e as rochas estão passando por importantes transformações a todo o momento. Elementos naturais, como as fortes mudanças de temperatura e a força dos ventos e das águas, ajudam nessa constante metamorfose da superfície terrestre.

Mas, a ação humana pode prejudicar esse processo. Desmatamento, poluição e falta de planejamento urbano geram desgaste excessivo dos solos e grandes deslocamentos de terra. Conscientizar a população sobre o impacto do seu convívio com a natureza é tema da oficina Simulador de erosão: a importância da conservação do solo, que acontece no próximo sábado, dia 6 de maio, às 16h, no Espaço do Conhecimento UFMG. A participação é gratuita e tem classificação indicativa de a partir de 7 anos.

Na primeira parte da atividade, a exibição do curta O Rio – A Sina das Águas será seguida de uma roda de conversa sobre as consequências dos processos de impermeabilização do solo, destruição das matas ciliares e da purificação dos rios. Logo após, com o uso de materiais naturais e recicláveis, o público irá simular a infiltração de água no solo em diferentes coberturas.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.

Serviço:
Simulador de erosão: a importância da conservação do solo
Quando:
Sábado, 6 de maio, às 16h
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH
Classificação: a partir de 7 anos

Assessoria de Imprensa da UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

(31) 3409-8352 / 9 7142-3287

Serviço

Dia 6 de maio de 2017

16h