Sisu: heteroidentificação é obrigatória para candidatos à UFMG que concorrem por meio de cotas raciais

Condição será verificada durante o registro presencial por Comissão Complementar à Autodeclaração; Procedimento foi adotado pela Universidade em

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020 permanecem abertas até domingo, 26 de janeiro. Nos próximos dias, os candidatos interessados em ingressar nos cursos presenciais de graduação da UFMG na modalidade de reservas de vagas étnico-raciais deverão se lembrar da obrigatoriedade de verificação da autodeclaração como negros e negras, que acontece por meio de procedimento de heteroidentificação. Adotado pela Universidade em 2019, o processo é realizado no momento do registro acadêmico por uma Comissão Complementar à Autodeclaração, a fim de garantir a efetividade da política de ações afirmativas da Universidade. 

O procedimento verifica a condição étnico-racial do candidato selecionado de acordo com a modalidade de reserva de vagas escolhida na inscrição do Sisu.  A comissão é formada por grupos de cinco membros designados pela Reitoria, entre estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos, devidamente capacitados na temática da promoção da igualdade racial e do enfrentamento do racismo. Entenda como funciona o processo em vídeo produzido pela TV UFMG: 

Orientações

No momento de inscrição no Sisu, os candidatos devem escolher em qual modalidade de vaga desejam concorrer: ampla concorrência ou reserva de vagas. Como especifica o Edital Sisu/UFMG 2020, existem nove modalidades desse tipo, com vagas reservadas de acordo com os critérios de renda, cor/raça e de pessoas com deficiência. 

O edital também traz orientações específicas sobre os procedimentos de autodeclaração e heteroidentificação para candidatos selecionados nas modalidades de reserva de vagas para pessoas negras, sejam elas pretas ou pardas.

Conforme determinação do Código Civil, candidatos menores de idade deverão ser acompanhados por seus representantes legais durante todos os processos de registro e matrícula na UFMG, incluindo o procedimento de heteroidentificação.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG