Site aproxima Orquestra Sinfônica da UFMG do público

Além do seu caráter informativo, página funciona como fonte de pesquisa musical

A Orquestra Sinfônica da Escola de Música (Osem) da UFMG lançou site para ampliar a divulgação e informações sobre o grupo. A página é atualizada semanalmente, com temas de interesse da comunidade musical e para o público em geral. Há links de pesquisa e ensino, indicações de sites sobre instrumentos de orquestra e de apoio psicológico, entre outros.

Com seis abas, o website reúne notícias, programação e projetos que se relacionam com orquestra e a música. “Conseguimos pensar em um site que não se restringe à divulgação, mas pode ‘alimentar’ os próprios músicos que necessitam de pesquisa didática, além de ser informativo para o público geral”, destaca a professora Iara Fricke Matte, regente e coordenadora da Orquestra.

O novo site reúne informações sobre cuidados para a volta das atividades musicais durante a pandemia da Covid-19. Link com estudos em andamento sobre a nova realidade da prática musical e informações relacionadas à saúde também estão disponíveis.

Ao fim da página, frases de músicos importantes são apresentadas aos leitores. “É um valor social. São frases muito relevantes, até ligadas à política, que mantêm as vozes unidas”, afirma Iara. Resultados de editais, fotos e vídeos da Orquestra completam o website.

Laboratório

A ação foi desenvolvida por Iara Fricke, em conjunto com os bolsistas de extensão Felipe Nonato (violino), Giovanna Vlasic Della Cruz (tímpano), Leandro Fernandes Martins (violoncelo), Marcos Vinicius Nunes (flauta) e Raphael Maximiano Dutra (viola). Paulo Henrique de Oliveira, integrante do setor de comunicação institucional da Escola, foi o responsável pela parte técnica.

A Orquestra Sinfônica funciona como laboratório para um grande número de classes –entre elas, regência, composição, instrumentos de orquestra e canto – e realiza concertos mensais gratuitos, abertos ao público, com o intuito de difundir a arte sinfônica e contribuir com a formação de público. É composta de músicos profissionais e alunos de graduação e pós-graduação da UFMG.

Mais informações sobre a Orquestra estão disponíveis no Instagram (@orquestra.ufmg).

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG