Site especializado elege três TCCs da UFMG entre os melhores estudos de arquitetura de 2020

Lista relaciona 40 trabalhos defendidos no Brasil, em Portugal e em Moçambique

Os trabalhos de conclusão de curso dos egressos da UFMG Lucas Dias, Octávio Pena e Natália Barros estão entre os 40 melhores estudos de arquitetura defendidos no Brasil, em Portugal e em Moçambique em 2020. 

A lista foi elaborada pelo site ArchDaily, após análise de 427 trabalhos. Além do reconhecimento, os autores premiados receberão um curso on-line de representação arquitetônica. Segundo o site, os projetos selecionados apresentam visões inspiradoras e debates para o campo da arquitetura e do urbanismo. Acesse a lista completa e a íntegra dos projetos selecionados.

Arquitetura aberta, rio e pandemia

Em seu trabalho de conclusão de curso, Lucas Dias investigou como a abordagem do Open building (arquitetura aberta) pode auxiliar na produção habitacional brasileira. Em seu estudo de caso, ele aplicou as estratégias preconizadas pelo modelo para elaborar uma contraproposta de projeto de condomínio fechado multifamiliar de Belo Horizonte. O TCC de Lucas teve a orientação da professora Denise Morado.

Octávio Pena, por sua vez, pesquisou as relações entre cidade e natureza. Sua pesquisa concentrou-se em Belém, capital do Pará, e foi motivada pela presença de cursos d’água na região. O TCC propõe a criação de espaços permeáveis na orla da cidade, recuperando os acessos da cidade ao rio que haviam se perdido. O trabalho foi orientado pela professora Marcela Silviano Brandão.

Por fim, Natália Barros investigou as consequências da pandemia na relação entre corpo e arquitetura. O trabalho multiplataforma reuniu pesquisa teórica, referências e explicações técnicas. A pesquisa resultou no projeto Entre paredes e janelas, que está disponível no Instagram. Assista também à performance apresentada durante a defesa de Natália. O TCC de Natalia Barros também foi premiado pelo Edital n° 23/2020 da Lei Aldir Blanc: Premiação Pessoa Física Pesquisas Artístico-Culturais, cujo resultado final foi divulgado em dezembro de 2020. Com essa premiação, o trabalho será transformado em livro. Ela foi orientada pelo professor e cenógrafo Cristiano Cezarino Rodrigues e coorientada pelos professores Adriano Mattos e Laura Castro.

A TV UFMG mostra em vídeo sobre os trabalhos premiados (equipe: Maria Carolina Martins – produção; Marcelo Duarte - edição de imagens; Jessika Viveiros - edição de conteúdo):

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG