Teatro Universitário da UFMG promove festival de teatro negro na internet

O Teatro Universitário (TU) da UFMG promove, de 9 a 29 de novembro nas redes sociais, o Festival de Teatro Negro On-line da UFMG. O evento é realizado por meio do projeto de extensão T.U. Convida, vinculado ao Programa T.U: Arte e Sociedade. O festival apresentará trabalhos registrados em vídeos na linguagem do teatro e da performance baseados na temática negra, criados por estudantes negos de cursos de nível técnico, superior ou de pós-graduação da UFMG.

"O Festival tem caráter pedagógico importante, pois as artes negras e suas práticas ainda são poucos estudadas e divulgadas nas academias, e aqui na UFMG não é diferente. Ainda existem poucas disciplinas que apresentam em seus conteúdos discussões acerca da arte e do teatro negro. Por outro lado, cresce o interesse dos estudantes sobre a temática, uma vez que muitos alunos não se veem representados, como sujeitos negros, nas discussões do teatro tradicional", argumenta a coordenação do Festival.

A programação também reunirá obras performativas de artistas convidados, textos resultantes de pesquisas acadêmicas, divulgação de obras dramáticas e uma oficina de formação na plataforma Google Meet.

A idealização e coordenação do evento são assinadas pelos professores do Teatro Universitário Denise Pedron e Rogério Lopes e pelo professor da Faculdade de Letras da UFMG Marcos Alexandre.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG