Técnicas da atividade minerária e sua regulação serão abordadas em debate promovido pela UFMG

No dia 1º de julho, a partir das 14h, professores da UFMG e outras instituições irão debater sobre as técnicas da atividade minerária e sua regulação, no Auditório Nobre da Escola de Engenharia da Universidade, campus Pampulha. O objetivo é analisar os efeitos do desastre provocado pelo rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana (MG), em novembro do ano passado.

O evento terá a presença dos professores Roberto Galery, Raoni Rajão (ambos da UFMG), Hernani Mota de Lima (Ufop) e Marta Zorzal (Ufes), da pró-reitora adjunta de Extensão da UFMG, Cláudia Mayorga, do presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam/MG), Diogo Soares de Melo Franco, entre outros.

O primeiro painel, com início às 14h, servirá à abordagem das técnicas da atividade de mineração; logo após, a partir das 16h, os convidados vão discutir regulação da atividade minerária. Também será elaborada uma carta aberta com propostas técnicas e de regulamentação construídas com base na identificação de práticas e políticas atuais e do potencial de aperfeiçoamento na área.

A organização é do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) da UFMG, em parceria com as pró-reitorias de Extensão da UFMG e da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e com a Pró-reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Não há necessidade de inscrição. Serão concedidos certificados de participação a quem solicitar via lista de presença. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-4123 e pelo endereço eletrônico info@ieat.ufmg.br.

Agência de Notícias UFMG

Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares

Serviço

1º de julho de 2016