Tehêys do Povo Pataxoop: Espaço do Conhecimento UFMG disponibiliza, virtualmente, desenhos-narrativas da exposição 'Mundos Indígenas'

Com o objetivo de permitir que parte das narrativas continue se expandindo para além da presencialidade do museu, o Espaço do Conhecimento UFMG lançou no YouTube uma série de seis animações que contam com a narração dos Tehêys de Liça Pataxoop. No SoundCloud, outros 12 áudios de desenhos-narrativas relativos ao jogo O Grande Tempo das Águas, feitos por professores e alunos da Escola Indígena Pataxoop Muã Mimatxi, também foram disponibilizados. O tehêy, que é um instrumento para a pesca, é representado na exposição Mundos Indígenas, em cartaz no Espaço do Conhecimento, como desenhos-narrativas que permitem uma forma de “pescaria de conhecimento”.

Para Liça Pataxoop, uma das curadoras da exposição, a escrita é imagem e, por meio dos tehêys, as crianças de Muã Mimatxi, aldeia no município de Itapecerica (MG), aprendem sobre valores da vida e da natureza, pescam conhecimento, alegria, identidade, cultura, convivência e força.

Mundos Indígenas

Na exposição Mundos Indígenas, aberta pelo Espaço do Conhecimento UFMG em dezembro de 2019, são apresentados ao público os modos de viver, de saber e de se cuidar dos povos Maxakali, Pataxoop, Xakriabá, Yanomami e Ye’kwana. Na mostra, patrocinada pelo Instituto Unimed-BH e o BDMG Cultural, os conceitos foram propostos por um conjunto de curadores e curadoras indígenas, que convidam a conhecer seus mundos. Mundos que criam e envolvem existências humanas e outras – como plantas, animais e espíritos – com quem convivem e compartilham o respeito e o amor à Terra. A exposição também possui a série Visita Virtual à Exposição Mundos Indígenas, lançada em 21 de setembro de 2020 e disponível no YouTube, que é composta por seis vídeos, sendo o primeiro uma introdução ao universo da exposição e os outros cinco uma apresentação dos conceitos que os curadores e curadoras dos cinco povos escolheram para apresentar os seus mundos. A construção do roteiro foi feita de forma colaborativa pelas equipes dos Núcleos de Ações Educativas, Expografia e Audiovisual do museu. Mais informações aqui.

Visite a exposição Mundos Indígenas: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 - Funcionários).

Ficha técnica dos Tehêys:

Exposição Mundos Indígenas

Realização: Espaço do Conhecimento UFMG

Curadoria Pataxoop: Kanatyo Pataxoop e Liça Pataxoop

Assistência de curadoria Pataxoop: Deborah Lima e Siwê Braz

Coordenação da exposição: Ana Maria Rabelo Gomes, Deborah Lima e Mariana Oliveira

Serviço:

Tehêys do Povo Pataxoop: Espaço do Conhecimento UFMG disponibiliza, virtualmente, desenhos-narrativas da exposição Mundos Indígenas

Série de Tehêys de Liça Pataxoop (animação): https://bit.ly/3Pj0iQ1

Áudios dos Tehêys (jogo O Grande Tempo das Águas): https://bit.ly/3aR3T9a