Telescópio na Praça da Liberdade: Espaço do Conhecimento UFMG leva programação sobre astronomia para as ruas de Belo Horizonte

Atividades integram a 13ª Primavera dos Museus

Para provar que um museu é mais do que uma edificação e seu acervo, o Espaço do Conhecimento UFMG levará os saberes de astronomia para a cidade. Na 13ª edição da Primavera dos Museus, a Praça da Liberdade receberá atividades gratuitas para todas as idades sobre os fenômenos celestes e o sistema solar.

A diversão terá início no próximo sábado, 28 de setembro, quando crianças e adultos poderão simular os movimentos e as posições dos astros em uma espécie de teatro dos planetas. A atividade Tapete Astronômico na Praça acontecerá às 14h. No domingo, 29 de setembro, será possível observar os detalhes da grande estrela por um telescópio especial, que não causa dano à visão. A Observação do Sol na Praça terá início às 11h.

A programação integra a Primavera dos Museus, temporada cultural que acontece todos os anos sob a coordenação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Neste ano, em sua 13ª edição, o órgão traz o tema Museus por dentro, por dentro dos museus. O objetivo é apresentar o outro lado dessas instituições, de forma a estreitar a relação com os públicos visitantes.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH, do Instituto Unimed-BH e da Petrobras.

Serviço:

13ª Primavera dos Museus – Astronomia

Local: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700, Funcionários, Belo Horizonte)

Tapete astronômico na Praça

Data: 28 de setembro