Teoria quântica e filosofia transcendental são temas de livro lançado pela Editora UFMG

A obra, de autoria de Patrícia Kauark-Leite, foi publicada originalmente em francês e recebeu o Prêmio Louis Liard, em 2012

Será lançado no próximo sábado, 1º de outubro, o livro Teoria quântica e filosofia transcendental: diálogos possíveis, da professora do Departamento de Filosofia da UFMG Patrícia Kauark-Leite. A obra foi publicada originalmente em francês e ganhou o Prêmio Louis Liard, em 2012, da renomada Academia de Ciências Morais e Políticas de Paris. O evento de lançamento, com sessão de autógrafos, vai acontecer das 11h às 14h, na Quixote Livraria e Café (rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi, Belo Horizonte). O livro também está à venda pelo site da editora no endereço: http://www.editoraufmg.com.br/.

O texto de Patrícia Kauark-Leite trata de questões filosóficas ou epistemológicas da mecânica quântica sob o ponto de vista da filosofia kantiana: “eu tento mostrar, na verdade, a força da reflexão transcendental para se compreender problemas contemporâneos e paradoxos importantes da mecânica quântica”, explica. A respeito da pergunta “Por que ainda Kant?”, Patrícia esclarece que, atento ao que está em jogo na ciência do seu tempo, Kant elabora uma teoria geral do conhecimento que vai muito além dos limites fixados para um saber científico específico. Ele investe na construção de um metafísica da ciência da natureza, procurando clarificar os pressupostos metafísicos subjacentes às leis da física clássica, em uma tentativa de encontrar os fundamentos filosóficos do discurso científico newtoniano.

Segundo o físico e escritor Michel Bitbol, autor do prefácio, o livro é uma valiosa contribuição para o estudo da teoria kantiana do conhecimento e para a discussão do papel que ela ainda pode desempenhar no debate dos pressupostos epistemológicos da física quântica. Bitbol pontua a importância de não se perder de vista o gesto fundamental do pensador que foi Immanuel Kant, sua conversão interior qualificada como “revolução copernicana”, sua investigação reflexiva mais do que intencional, a virada de sua atenção, cativada pelo objeto único a ser conhecido, em direção aos procedimentos do conhecimento. É a essa tarefa que se dedica Patrícia Kauark-Leite, com rigor e espírito sistemático.

Veja no YouTube entrevista com a autora:

Sobre a autora

Patrícia Kauark-Leite é professora do Departamento de Filosofia da UFMG e pesquisadora do CNPq. Possui graduação em Física, mestrado em Filosofia pela UFMG e doutorado em Epistemologia pela École Polytechnique de Paris. Foi pesquisadora visitante na Stanford University, na Martin-Luther-Universität Halle-Wittenberg e na Universidade de Lisboa. Desenvolve pesquisas nas áreas de filosofia da ciência, filosofia kantiana e filosofia da mecânica quântica.

Immanuel Kant

O filósofo prussiano Immanuel Kant (1724-1804) nasceu e viveu na cidade de Königsberg. Metódico e rigoroso, formou-se em Teologia e, desde cedo, escreveu tratados de ciências, filosofia e religião. Doutorou-se em Filosofia e passou a lecionar na Universidade de Königsberg. Sua produção filosófica mais intensa deu-se a partir de 1770, período em que elaborou a sua filosofia criticista e o seu idealismo transcendental – teoria crítica da razão que sintetiza o empirismo e o racionalismo.

Ficha técnica:

Teoria quântica e filosofia transcendental: diálogos possíveis

Patrícia Kauark-Leite

Editora UFMG

Coleção: IEAT

2022, 1º Edição, 462 páginas

ISBN: 978-65-5858-039-3

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa da Editora UFMG

Serviço

Lançamento do livro 'Teoria quântica e filosofia transcendental: diálogos possíveis'

1º de outubro